None
Pessoas

Arte descomplicada e sem preconceitos na Madeira

Fátima Patrícia Gomes, Bárbara Florença e Patrícia Drumond juntaram-se para proporcionar aos madeirenses actividades ‘fora da caixa’ através da Creative Act Madeira. Com um espaço recentemente inaugurado, pole dance e burlesco são algumas dessas actividades que têm tido muita procura. Além de vários tipos de arte, proporcionam também aos madeirenses actividades formativas, que visam auxiliar os pais e os filhos nas suas tarefas.

Leia a reportagem na edição impressa do DIÁRIO desta sexta-feira , na secção 'Emoções'

Pole dance e burlesco são algumas das actividades promovidas pela Creative Act Madeira, uma marca que foi criada em 2015 por Fátima Patrícia Gomes, mas que esteve durante algum tempo na gaveta.

Empenhada em dar seguimento a este projecto,  alia-se a Bárbara Florença e a Patrícia Drumond para oferecerem aos madeirenses algo ‘fora da caixa’.

“Este é um projecto, marca e empresa inovadores e pioneiros na Região. Evidentemente, um ‘score business’ à altura do que a Madeira estava a precisar, sendo todo ele arquitectado por três mulheres e mães verdadeiramente arrojadas, descomplexadas e empreendedoras, que têm em comum o gosto, paixão e missão de fazer as outras mulheres felizes e confortáveis com a sua feminilidade” Fátima Patrícia Gomes, criadora da marca

Fátima conheceu Bárbara e Patrícia nas aulas de pole dance, onde teve a certeza de que ambas seriam as pessoas indicadas para fazerem parte deste projecto.

“Nós conhecemo-nos nas minhas aulas de pole dance, mas de todas as alunas que por ali passaram, tanto a Bárbara como a Patrícia, depois de lhes ter falado sobre este assunto, ficaram com vontade de fazer parte do projecto, até porque esta é uma marca que está associado à diversidade da arte” Fátima Patrícia Gomes, criadora da marca

A nível artístico e criativo, as principais actividades que o espaço oferece são o pole exótico, pole dance technic classes, pole dance chore, aulas de flexibilidade e força, barra de chão, chair dance simple/acro, burlesco, danças clássicas e latinas, ioga, oficinas de desenho, artes plásticas, fotografia, entre outras.

No que toca às danças, Fátima Patrícia Gomes revelou que existem muitas pessoas interessadas em experimentar, o que reforça ainda mais a ideia de que existia uma lacuna na Madeira a este nível.

“Há muita gente interessada em praticar estas modalidades e nunca houve uma mulher que saísse insatisfeita. Antes pelo contrário, esta é uma prática extremamente positiva para as mulheres, que exige bastante do corpo, mas que também exige uma grande entrega a nível interior. Dada a minha experiência, e como há mercado para tal, decidi avançar com o apoio fundamental das minhas duas parceiras de trabalho”, revelou.

Actividades para o público em geral

Além disso, sublinhou que estas actividades estão destinadas a todas as pessoas sem excepção, independentemente do género. “Valorizamos muito a diferença”, frisou.

Confrontada sobre se ainda existe preconceito na Madeira em relação à prática destes estilos de dança, disse que “esta é uma batalha que nunca será vencida”, embora não seja algo que lhes tire o sono.

"Somos indiferentes a isso e completamente apologistas, bem como defensoras de que cada um deve fazer o que quer. O obscurantismo, ignorância e maldade nas matérias ficam para quem os pratica. No entanto, importa referir que esta é uma modalidade desportiva e artística, que caminha a passos largos para os Jogos Olímpicos” Fátima Patrícia Gomes, criadora da marca

Saliente-se que, este mês, a Creative Act Madeira promove dois ‘workshops’ e masterclasses de burlesco, que acontecem a 21 e 28 de Novembro, entre as 15 e as 19 horas. Inspirados no tema do musical ‘Life is a Cabaret’, os ‘workshops’, que estão destinados ao público feminino, trans e queer, pretendem reforçar a ideia de que só se vive uma vez e que é importante viver a vida em constante alegria, com saúde, sensualidade, beleza e movimento.

Os ‘workshops’ contempla ainda uma sessão fotográfica, com um fotógrafo profissional de renome especializado em fotografia de moda e publicidade.

Os participantes devem levar roupa confortável, ligas, meias de ligas, plumas, corpete, saia, saltos, luvas, chapéu, joias de cena e maquilhagem.

As reservas podem ser feitas através da página de Facebook da Creative Act Madeira e os preços variam entre os 50 e os 75 euros. Os lugares são limitados devido à situação pandémica.

Actividades formativas

Ao nível da formação, Fátima Patrícia Gomes revelou que a Creative Act Madeira possui uma bolsa de formadores/explicadores e professores, sendo esta uma ideia que surgiu na altura do confinamento em que muitas pessoas se viram confrontadas com inúmeras dificuldades pelo facto de terem de auxiliar os seus filhos que estavam em telescola.

“Como mães que somos, cada uma de dois filhos, e nos tempos que correm de pandemia depois de já termos passado pelo confinamento e estado de emergência, e lidando com as dificuldades associadas ao ensino em casa sem a certeza do dia de amanhã, chegámos à conclusão que os nossos filhos precisam do apoio de professores e formadores especializados nas mais diversas matérias. Se voltarmos ao confinamento e estado de emergência, os espaços para tutorias/explicações e formações individuais ou em pequenos grupos, com o necessário distanciamento, neste caso de 245 m2, serão absolutamente necessários e bem-vindos”, sublinhou.

Com a certeza de que a Creative Act Madeira veio para ficar, reafirma que este “é um espaço para o bem-estar e a saúde mental”.

De referir que o espaço, situado na Rua do Castanheiro, foi inaugurado a 30 de Outubro.

Sobre as mentoras do projecto

  • Fátima Patrícia Gomes é formadora, instrutora de fitness e também politóloga social com pós-graduações, duas na área de gestão no desenvolvimento, explicação e promoção das actividades artísticas.
  • Patrícia Drumond está ligada à área administrativa e jurídica e é recentemente formada em instrutora de pole dance nas aulas correntes e na renovação da imagem das clientes e de quem procura a Creative Act Madeira (‘Fashion Adviser’).
  • Bárbara Florença é engenheira informática e está ligada ao marketing digital e aos números.

Sobre os benefícios das danças

Pole exótico

As aulas de pole exótico têm o seu foco nos movimentos mais sensuais da dança do varão. Não menos difícil do que a acrobacia, aumenta a consciência corporal, enfatiza o próprio movimento e ajuda o aluno a melhorar toda a sua performance no geral, sendo transversal e, como tal, complementar da parte acrobática. No caso dos alunos do género masculino, o pole exótico transforma-se, se necessário, mais em movimentos líricos, o ‘floorwork’ que é mais próximo da dança e do movimento contemporâneo. O pole exótico promove, assim, um maior entendimento da amplitude e complexidade desta modalidade.

As aulas são ministradas por Patrícia Gomes.

Pole dance technic classes

A pole dance é abordada ao pormenor técnico, ou seja, como fazer esta e aquela posição, como fazer os exercícios obrigatórios, como colocar as mãos, como tornar mais eficiente a postura e como dominar o centro de massa.  É uma aula calma, serena e objectiva, onde o aluno corrige qualquer eventual má postura em relação ao pole e má abordagem.  Os principais movimentos são aqui trabalhados ao pormenor, com vista a optimizar os resultados.

 As aulas são ministradas por Patrícia Drumond.

Pole dance choreo /pole coreografia

Nesta aula reside um somatório de tudo daquilo que foi aprendizado no exotic e na técnica. 
É uma aula dedicada à construção coreográfica, encaixando os movimentos no tempo, mesclando tanto os movimentos básicos em elevação no pole como os complementares de ‘floorwork’. Poderão haver misturas com chair dance a meio/meio. Desta forma,  o aluno leva consigo a musicalidade e a beleza do movimento na sua retina e memória celular.

Aulas de flexibilidade e força (flex&core)

Nestas aulas, tudo é feito com base nos exercícios da ginástica clássica, gradual e conscientemente, de forma a aumentar a sua flexibilidade corporal.  O aumento da flexibilidade torna os movimentos mais amplos, precisos e belos, bem como evita rupturas e promove mobilidade com o avançar dos anos. Ser flexível a todos os níveis, quer física quer mentalmente facilita a vida em todos os aspectos e reduz a dependência.

Barra de Chão

As aulas de barra de chão são assentes nos movimentos práticos e de treino do ballet clássico, tais como pliés, en dehors, adagios, frappés, fondu e battments, sendo trabalhados muitas vezes em contra gravidade, ou seja, de mínimo impacto. Em vez de serem feito com o auxílio da barra são feitos no chão.  São aulas desafiantes, intensas, que no espaço de uma hora conseguem queimar cerca de 300 calorias e assentam no melhoramento de postura, alongamento e fortalecimento muscular, evitando lesões ou rupturas.

Chair dance simple/acro

Nas aulas e ‘workshops’ de chair dance, o aluno aprende a desenvolver os seus melhores movimentos de dança à volta de uma cadeira.  Podem ser mais viradas para o sensual, jazz, lírico ou acrobático. Poder construir ou montar aquela coreografia com aquela música que tanto se gosta é aqui nestas aulas que se tratam desses assuntos. Já a acro chair trata de capacitar o aluno para conseguir fazer as mais engraçadas acrobacias na cadeira, os melhores desenhos e movimentos corporais, de forma a integrá-los nas coreografias mais tarde ou não, podendo apenas só servir para o aluno ter mais destreza e capacidades físicas.

Burlesco/burlesque classes

As aulas e workshops de Burlesco são dedicados à esta arte performativa dos anos 20 como pura celebração. O burlesco possui técnicas e movimentos básicos que são passados nestas aulas. O burlesco trata ainda de gozar e celebrar a feminilidade. Burlesco deriva da palavra burla em italiano. Enfatiza a vida que é tanto escola como palco para a actuação.  O burlesco instiga o alter ego, fazendo com que as pessoas canalizem e/ou libertem o que as amarra. Assumir a sexualidade, a feminilidade e as personalidades são os pontos essenciais destas aulas.

Fechar Menu