None
Prazeres

Chocolate, o 'pecado' que tem tantos defeitos como virtudes

Esta quarta-feira, 7 de Julho, celebra-se o Dia Mundial do Chocolate, mas para milhões de pessoas é todos os dias...

None

O Dia Mundial do Chocolate degusta-se a 7 de Julho.

None

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau.

None

A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII.

Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colónias americanas de clima tropical húmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Actualmente, os maiores produtores estão na África Ocidental.

None

A produção passa por diversas etapas, iniciando-se com o processamento das sementes de cacau feito no local de cultivo, seguida do transporte e do processo industrial.

None

O chocolate, tal como é consumido hoje, é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América.

O produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza.

None

Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde como o aumento da concentração, para os estudos ou no trabalho, redução no risco de ter uma doença cardíaca, alívio do stress, etc.

None

Por outro lado, por ser um alimento altamente energético, o consumo excessivo aumenta o risco de obesidade.

None

No Mundo, o chocolate aparece como tradição em festividades populares como a Páscoa, Dia das Mãe, Dia dos Namorados, Natal, Dia das Bruxas, entre outros.

None

Os três tipos principais de chocolate são chocolate amargo, chocolate ao leite e chocolate branco. Todos estes são feitos a partir do licor de cacau.