Palavras

Historiadores e criadores do podcast 'Falando de História' lançam nova obra

Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus lançam o livro 'Atualizar a História' que as edições Desassossego apresentam para a semana

"Estará a História desactualizada?" Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus, historiadores e criadores do podcast 'Falando de História', respondem que "sim" a esta questão no novo livro 'Atualizar a História' que as edições Desassossego apresentam para a semana.

Se considerarmos a História como conhecimento histórico, como resultado do estudo e da investigação sobre o passado. A análise de novas fontes, perspectivas e abordagens permite redefinir o conhecimento que temos, apesar de muitos mitos e ideias da História de Portugal continuarem a ser repetidos e permanecerem no imaginário popular. Neste sentido, o objectivo deste livro é o de actualizar muitas destas ideias, desmontando, dentro do possível, alguns destes mitos. Tomando por base 29 temas da História de Portugal, desde Viriato até ao legado da memória do império colonial, 28 autores procuraram redefinir aquilo que sabemos sobre estes assuntos. Edições Desassossego

Sobre os autores

Paulo M. Dias é licenciado em História (2013) e mestre em História Moderna e dos Descobrimentos (2015) pela NOVA FCSH. A sua dissertação de mestrado, 'A conquista de Arzila pelos Portugueses - 1471', venceu 'ex aequo' o Prémio Defesa Nacional (2016) atribuído pela Comissão Portuguesa de História Militar. É actualmente investigador do IEM – Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, onde desenvolve o seu projecto de doutoramento. Entre as suas publicações destaca-se a História de Portugal (Verso da Kapa, 2016), escrita em co-autoria.

Roger Lee de Jesus é doutorado em História pela Universidade de Coimbra. É investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura (UC) e do CHAM – Centro de Humanidades (FCSH-NOVA/UAç). Tem desenvolvido investigação sobre a construção do império português na Ásia (século XVI). Tem publicado diversos artigos na área e co-editou as obras 'Finanças, economia e instituições no Portugal Moderno' (séculos XVI-XVIII) (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019) e 'The First World Empire. Portugal, War and MilitaryRevolution' (Routledge, 2021). O interesse pela divulgação histórica junto do grande público levou-os à criação do podcast 'Falando de História'.