‘Amar, Beber e Comer’ regressa à Madeira para a 5.ª edição

Depois da quarta edição do projecto gastronómico 'Amar Beber Comer' (ABC) ter rumado até à ilha do Porto Santo para surpreender não só o paladar dos participantes, mas todos os outros sentidos, a quinta edição do projecto de Fábio Abreu e Nuno Nobre regressa à base, na Ilha da Madeira, no próximo sábado, 4 de Setembro.
O que pode esperar do próximo evento? Tudo! A única garantia é de que ficará na memória de quem estiver presente.

Assim foi ‘Amar, Beber, Comer’ no Porto Santo
Veja as fotos do projecto gastronómico registadas, no passado fim-de-semana, por Valentina Rodrigues e Andrew Kemp

Recorde-se como foi a 4.ª edição do ‘Amar, Beber e Comer’ no Porto Santo:
Mesas postas à beira-mar na Praia da Calheta, pés enterrados na areia, fogueira acesa e o aroma do peixe a ser cozinhado no lume. Com a rebentação das ondas como som de fundo, os convidados deliciaram-se com um menu criado pela equipa 'ABC' e confeccionado pelo chef Rui Rodrigues.

À chegada, os apetites foram sendo confortados com uma Escarpiada (uma espécie de pão local feito ao lume), um Ravioli de Caranguejo e um Folhado de Coelho de Porto Santo. Seguiu-se uma Dourada da Madeira ao Sal com Legumes de Porto Santo no Lume, por fim, o chef Ruben Magno adoçou a boca dos presentes com um Cheesecake de Figo. O vinho escolhido para assinalar o momento foi o 'Pouca Roupa', de João Portugal Ramos, ao som de Miguel Pires, que com o seu piano no areal tornou a noite ainda mais memorável.

Sobre o ABC
O moodboard das experiências 'ABC' é simples: desafiar chefs habituados a trabalhar com sousvides e abatedores de temperatura a preparar uma refeição 100% portuguesa num simples fogão de campanha ou numa panela de ferro. Lume e pouco mais. Este é o ponto de partida para uma aventura que não se encerra na gastronomia. As próximas paragens estão pensadas e podem ser tão distintas como almoços de tacho ou vínicos (ou ambos) em quintas e spots lendários, no palco emblemático de espaços culturais, no mar e no prado ou à descoberta da cozinha de memória no crepitar suave da lenha que estala no braseiro. No melhor pano cai a ideia e não faltam planos para dar a conhecer iguarias, relembrar memórias e saberes locais, mixar as tradições madeirenses com as melhores técnicas internacionais. As iniciativas 'ABC' vão de encontro àquilo que já é o 'novo normal': comer e beber em saudável convívio, e amar o melhor da vida em total segurança.
Sobre os Autores
Fábio Abreu é empresário e especialista em experiências culturais na Wanderlust Madeira. No seu percurso trabalhou com o chef Ljubomir Stanisic em espaços emblemáticos como o 100 Maneiras e Six Senses, no Pestana Terreiro do Paço em Lisboa e a nível internacional no Noma e Amass na Dinamarca.
Nuno Nobre é consultor e gestor de negócios de gastronomia e turismo na Nuno Nobre Consultoria. É criador e promotor de projectos como o Festival internacional do Ouriço-do-mar na Ericeira, Acepipe, Faina Experiences, À Mesa com as Aldeias do Xisto, Endògenos ou Legado da Madeira. A nível internacional, colabora com a Organização Mundial de Turismo (ONU), Ministério de Turismo do Brasil, Promperu Gastronomia do Perú, entre outras.