Produtos e Marcas

Nova pastelaria com toque parisiense no Funchal

Chama-se Choux e fica no primeiro andar do Club Sports Madeira, na Avenida Arriaga

Depois de passar por praticamente todos os Michellin, em Lisboa, este é o novo projecto da chef pasteleira Joana Gonçalves.
Depois de passar por praticamente todos os Michellin, em Lisboa, este é o novo projecto da chef pasteleira Joana Gonçalves., Foto Hélder Santos/ASPRESS

Joana Gonçalves deixou a arquitectura para dedicar-se à pastelaria e projectar uma nova vida. A madeirense de 41 anos já trabalhou em praticamente todos os Michelin de Lisboa e agora lança o seu primeiro projecto com toque parisiense em solo madeirense.

Chama-se Choux e fica no primeiro andar do Club Sports Madeira, na Avenida Arriaga, espaço onde a chef pasteleira acomoda e trata os seus clientes como se estivessem em casa. Aqui é conferida a oportunidade ao comum dos mortais de provar algo sem despender 300 euros e ficar à espera de mesa durante um mês, tal como acontecia quando trabalhou no ‘fine dining’.

Estava prestes a fazer 30 anos e foi quase como que uma crise de meia-idade precoce. Gostava mais do meu hobbie do que da minha profissão. Ia para casa e ficava a fazer bolos até às 3 horas da manhã e depois ia para o ateliê. Cheguei então à conclusão que tinha de fazer isto a sério, porque não queria ser alguém que apenas faz bolos em casa. Queria fazer carreira. Então, adeus ateliê. Joana Gonçalves, em entrevista ao Diário de Notícias da Madeira

Poucos dias após a abertura, a clientela já pedia para a Choux abrir pela manhã e servir almoços, mas a chef pasteleira prefere dar tempo ao tempo. Aliás, Joana Gonçalves assume que “há muita coisa que se pode fazer” neste espaço, mas não quer “tirar o foco da pastelaria”.

"Não tenho pressa em crescer. Aliás, o chef Benoît Sinthon, do Il Gallo d’Oro, e o chef Manuel, do Clássico, telefonam-me às vezes para saber como é que eu estou entre dois dos maiores cafés do Funchal e num primeiro andar. Já disse que não tenho a ambição de me tornar uma marca com cinco lojas espalhadas pelo Funchal. Não é esse o objectivo. O objectivo é fazer pouco e bom", admite.

O espaço está aberta de terça-feira à sexta-feira (9h00/19h00) e aos sábados (10h00/17h00).

Pode ler a entrevista na íntegra na edição impressa do Diário de Notícias da Madeira.