DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

FNAC junta-se à Mundu Nôbu e desafia os clientes a investirem num futuro melhor este Natal

None

Nesta época natalícia, a FNAC desafia os seus clientes a oferecer futuro. Em parceria com a Mundu Nôbu, o projeto social idealizado pelo músico Dino D’Santiago e Liliana Valpaços, a campanha solidária de Natal deste ano pretende mudar mentalidades, reconhecer e valorizar jovens de comunidades menos representadas, abrindo espaço para se tornarem vozes mais ativas na sociedade. O grande objetivo desta angariação de fundos é possibilitar à Mundu Nôbu chegar a mais zonas do país, de forma a alargar a sua zona de atuação e poder apoiar ainda mais jovens.

Mundu Nôbu, que em crioulo cabo-verdiano significa "Mundo Novo", mais do que um nome, é uma missão que visa ajudar 160 jovens, entre os 14 e os 18 anos, a romper o ciclo da desigualdade através da educação, participação cívica e celebração cultural. Residentes em bairros sociais, estes jovens encontram na Mundu Nôbu um espaço de pertença, inspiração e oportunidades.

“A Mundu Nôbu nasceu da necessidade de criar um espaço onde estes jovens se sintam representados e encorajados a sonhar independentemente da sua origem”, explica Liliana Valpaços. Dino D’Santiago destaca, “Para a Mundu Nôbu é muito importante ter um parceiro como a FNAC, alinhado com a nossa missão, para darmos continuidade ao que temos vindo a desenvolver. Com os donativos dos clientes da FNAC, vamos conseguir amplificar a nossa mensagem e alocar mais recursos para continuar a construir este ‘mundo novo’, mais justo e inclusivo, e ajudar estes jovens a terem o futuro que desejam.”

A ONG aposta numa metodologia de sucesso já adotada nos Estados Unidos, dotando os jovens de pensamento crítico e de consciência individual e social, com vista a uma maior autoeficácia e capacidade de tomar decisões. São acompanhados por monitores, disponíveis 24 horas por dia, em sessões semanais que os preparam para integrar a sociedade e prepará-los para que consigam romper com os estereótipos que lhes são impostos.

A campanha de donativos decorre entre 18 de novembro e 6 de janeiro, e os clientes da FNAC podem doar qualquer valor a partir de 1€ nas lojas físicas e online (fnac.pt). O donativo tem o retorno simbólico de um marcador de livros da ONG para o cliente. Em fnac.pt estarão disponíveis para venda t-shirts MUNDU NÔBU cujo valor líquido reverte na totalidade para a associação. O valor total angariado reverte a favor da Mundu Nôbu, e será investido na expansão do projeto para chegar a mais jovens e outras zonas do país.

“Para a FNAC, esta parceria é muito mais que uma campanha de Natal, é um compromisso com a transformação social”, afirma Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da FNAC Portugal. “Acreditamos no poder transformador da cultura enquanto peça-chave para um futuro mais igualitário, e a Mundu Nôbu personifica essa visão”, acrescenta.

Durante os meses de novembro e dezembro, a FNAC Colombo e FNAC Chiado vão ter uma programação com várias talks dedicada aos temas da inclusão e do combate ao racismo, promovendo o diálogo e a reflexão. O evento de apresentação da parceria com a Mundu Nôbu terá lugar na FNAC Colombo, no dia 26 de novembro pelas 18h00, e vai contar com a presença de Dino D’Santiago e de Liliana Valpaços, enquanto responsáveis do projeto, e ainda de Inês Condeço, pela FNAC. Brevemente serão divulgadas mais informações sobre a programação das Talks Mundu Nôbu na FNAC. Ao longo destes dois meses estará ainda disponível nas lojas um destaque de bibliografia recomendada para um MUNDU NÔBU com curadoria de Dino D’Santiago.