Mercado de Natal do Funchal entre os 20 melhores para visitar na Europa
O site ‘Time Out’ divulgou recentemente a lista dos melhores mercados de Natal da Europa para 2025 e entre os destinos mais encantadores destaca-se o Mercado de Natal do Funchal, na Madeira.
Localizado na Avenida Arriaga, no centro da cidade do Funchal, o mercado é descrito como um espaço onde se pode viver o espírito natalício de forma autêntica, rodeado por produtos regionais e música ambiente, considerado ideal para quem não é fã da neve.
O mercado de Natal na capital madeirense, no Funchal, é perfeito para esse tipo de Natal. As ruas de pedestres da Avenida Arriaga estão repletas de vendedores de flores exóticas e uma enorme variedade de produtos comestíveis. De licores de tangerina e anis a vinha d'alhos, carne de porco marinada em vinho, é um deleite para o paladar. E, principalmente, sem neve. Time Out
Segundo a publicação, o mercado do Funchal abre de 1 Dezembro de 2025 e integra-se no programa amplo de Natal e Fim de Ano da cidade, conhecido pelas suas iluminações, concertos, animação de rua e pelo emblemático fogo de artifício de passagem de ano.
Para além do Funchal, a lista destacou diversos mercados espalhados pela Europa.
Em Nuremberga, na Alemanha, o tradicional mercado da Hauptmarkt mantém o encanto com as clássicas salsichas, pão de gengibre e cerveja defumada.
Em Manchester, Reino Unido, o mercado de Natal localizado na Praça Albert, regressa nesta época com 200 cabanas em estilo chalé que vendem bratwursts, wraps de pudim Yorkshire, strudels fumegantes, gluhwein e muitas guloseimas.
Já em Paris, o ‘Time Out’ destacou o mercado do Jardim das Tulherias, que se estende por toda a borda norte do jardim, da Rue des Pyramides à Place de la Concorde e oferece uma fusão entre o charme natalício e a elegância parisiense.
O Vörösmarty tér é o mercado de Natal mais antigo e mais tradicional de Budapeste, localizado na praça principal da cidade, junto ao rio Danúbio. Existem cerca de 100 barracas vendendo brinquedos, bugigangas e muito mais.
Em Viena, o mercado junto à Rathausplatz transforma-se num verdadeiro ‘mundo de Natal’, com mais de 100 bancas. Para quem procura uma experiência mais calma, o mercado de Vilnius, na Lituânia, encanta pela atmosfera tranquila e autêntica, longe das multidões.
O Winter Wonderland, em Londres, continua a ser um dos maiores e mais diversificados mercados da Europa, combinando pistas de gelo, feira popular e espectáculos, apesar de caro.
Na Suíça, em Lucerna, o ambiente é mais acolhedor, com cerca de 70 bancas sob uma grande coroa do Advento. A Tallinn, na Estónia, oferece um cenário encantador de conto de fadas.
Outros destinos destacados incluem Copenhaga, com o seu mercado dentro do parque de diversões, Edimburgo, que combina história e luzes festivas nos jardins da Princes Street, Aachen, na Alemanha, famoso pelos seus biscoitos de anis, Gotemburgo, na Suécia, com o mercado mágico do parque Liseberg, Cracóvia, na Polônia, cuja praça principal se transforma num postal vivo e Colmar, em França, com as suas ruas em estilo enxaimel e seis mercados distintos que parecem saídos de um conto natalício.
Também Bruges e Düsseldorf, na Bélgica e Alemanha, respectivamente, oferecem experiências memoráveis, com cabanas de madeira, patinagem no gelo e bebidas quentes.
Já Sevilha aposta num Natal com sol, palmeiras e pista de gelo sob o céu azul, enquanto Veneza celebra o artesanato no Campo Santo Stefano, com destaque para o vidro de Murano e os doces típicos italianos como o panetone.