Vila Vita convida 'chef' Júlio Pereira para um jantar que une a Madeira ao Algarve

O Restaurante Adega, no Vila Vita Parc, abre as portas à Madeira num jantar que une o melhor da cozinha portuguesa aos sabores autênticos da ilha. Para esta ocasião especial, o 'chef' residente Alexandre Cabral recebe o Jaket, antigo Jaquet – considerado como um dos espaços mais emblemáticos do Funchal - que reabriu este ano pelas mãos do chef Júlio Pereira.
Numa celebração de identidade e tradição, os dois 'chefs' apresentam um menu conjunto em formato à la carte, cruzando produtos icónicos de cada região. Uma oportunidade rara de saborear no Algarve, a alma gastronómica da Madeira, com um menu que leva à mesa pratos icónicos da tradição madeirense, reinterpretados pelo 'chef' Júlio Pereira, em diálogo com os sabores autênticos e reconfortantes da cozinha algarvia do Adega.
Do croquete de cozido do Panelo ao espada com banana e maracujá, terminando com a tarte de requeijão de Santo da Serra e gel de poncha, as propostas do chef Júlio Pereira lembram os dias amenos na pérola do Atlântico, onde o melhor do mar se apresenta no prato com surpresas para o paladar como o atum com molho vilão e arroz de lapas. Por sua vez, o chef Alexandre Cabral apresenta clássicos intemporais, como pica-pau de atum com emulsão de alho assado e pão tostado, cataplana de tamboril e amêijoas da costa algarvia ou bife à Adega, pata negra, batatas às rodelas, molho de alho e vinho branco. Ao todo, são 21 sugestões na carta, divididas por restaurante, numa viagem pelos sabores destas duas regiões gastronómicas.
Este encontro Adega x Jaket está marcado para o dia 25 de Outubro, inserido na iniciativa 'Região do mês'. Com vista para o lago dos cisnes e um ambiente rústico mediterrânico, o Adega é um encontro de culturas, histórias e paixões gastronómicas. Neste restaurante algarvio, a verdadeira essência de Portugal revela-se através do vinho e da gastronomia, com pratos tradicionais de várias regiões do país, incluindo as ilhas da Madeira e Açores.
Para esta ocasião, o Jaket foi o convidado escolhido. Este restaurante madeirense, com uma identidade marcada pela tradição e autenticidade da ilha, localizado na zona histórica do Funchal, é herdeiro do antigo Jaquet, considerado um dos locais mais emblemáticos da cidade. Reaberto recentemente sob a direcção do 'chef' Júlio Pereira e do grupo KAMPO, mantém-se como um refúgio acolhedor onde gastronomia e tradição se cruzam, numa homenagem viva às raízes culinárias da Madeira. Com uma proposta de menu fiel à cozinha tradicional madeirense, o restaurante Jaket apresenta pratos, petiscos e “dentinhos” regionais, elaborados com os melhores ingredientes frescos e locais, onde os sabores autênticos da ilha ganham destaque.
Destaques da Carta
Entradas Jaket:
Atum salpresado e milho quente
Croquete de cozido do Panelo
Polvo de escabeche com vinagre de vinho Madeira e bolo do caco
Entradas Adega:
Camarão com piri-piri com tostas de milho
Amêijoas à Bulhão Pato com tostas de milho
Assadura de cogumelos com pickles caseiros
Presunto 30 meses
Pica-pau de atum com emulsão de alho assado e pão tostado
Principais Jaket:
Atum com molho vilão e arroz de
lapas
Espada com banana e maracujá
Espetada madeirense com milho de Santana e semilhas
Principais Adega:
Filete de peixe do Atlântico grelhado, legumes da estação e batatas a murro
Cataplana de tamboril e amêijoas da costa algarvia
Frango da grelha com salsa verde, batatas fritas e salada algarvia
Bife à Adega, pata negra, batatas às rodelas, molho de alho e vinho branco
Alcachofra grelhada, grão-de bico, salsa de tomate e hortelã da ribeira
Cataplana de legumes com feijão branco e batata-doce
Sobremesas Jaket:
Tarte de requeijão de Santo da Serra e gel de poncha
Bolo de pimpinela, canela e gelado de banana
Sobremesas Adega:
Mil-folhas de pastel de nata
Pêra bêbeda com frutos vermelhos
Mais informações online.