DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

MSC Cruzeiros anuncia duas novas encomendas de navios da Classe World

None

A  MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique anunciaram hoje um prolongamento da sua longa parceria com a encomenda de mais dois navios da classe World- os números 7 e 8- com entrega prevista para 2030 e 2031.

O anúncio foi feito num evento de dupla celebração para assinalar importantes acontecimentos marítimos de outros dois navios da Classe World atualmente em construção no estaleiro Chantiers de l’Atlantique em Saint-Nazaire, França: o lançamento do MSC World Asia e a cerimónia da moeda do MSC World Atlantic.

Avaliadas em 3,5 mil milhões de euros, as encomendas anunciadas hoje elevam o investimento total da MSC Cruzeiros nos quatro navios encomendados em França este ano para quase 7 mil milhões de euros. Somando-se aos navios da Classe World já em construção, permitirá aumentar o investimento direto total da empresa atualmente comprometido em França para 10,5 mil mihões de euros. Este importante plano industrial reflete a confiança do armador no futuro do turismo de cruzeiros e o seu compromisso contínuo com a excelência na construção naval em França e em toda a Europa.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman, da Cruise Division do MSC Group, afirmou, “Hoje é um dia de orgulho para a MSC Cruzeiros e para os Chantiers de l’Atlantique, ao celebrarmos acontecimentos importantes para o nosso futuro: o lançamento do MSC World Asia, a cerimónia da moeda do MSC World Atlantic e a encomenda de dois novos navios. A plataforma World Class simboliza a nossa visão de estabelecer novos padrões para o futuro dos cruzeiros. Estes são alguns dos navios mais eficientes em termos energéticos do mundo e reafirmamos o nosso compromisso com o gás natural liquefeito, garantindo que estamos preparados para os futuros combustíveis renováveis do futuro. Aguardamos com expetativa a continuação da nossa colaboração inovadora com os Chantiers de l’Atlantique- a nossa parceira de longa data, há mais de 20 anos”.

Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, acrescentou, “Somos profundamente gratos à MSC Cruzeiros pela renovada confiança. O que o nosso novo estaleiro está a conquistar é verdadeiramente excecional- quatro novos navios encomendados em 2025! A série Classe World, que agora totaliza oito navios, é uma prova da expertise das nossas equipas e da visão da MSC Cruzeiros. Ela exemplifica o nosso compromisso partilhado em elevar a experiência do passageiro e, ao mesmo tempo, promover o desempenho ambiental”.

A construção dos navios World Class 7 e 8 começará em 2029 e juntar-se-à a um legado de navios entregues pea Chantiers de l’Atlantique como parte da sua longa parceria com a MSC Cruzeiros.

A classe World da MSC Cruzeiros redefine a arte de navegar, proporcionando uma experiência extraordinária aos passageiros, moldada por um design visionário e imaginação sem limites. Cada navio é um destino em si mesmo, onde a inovação encontra a elegância e cada detalhe é cuidadosamente pensado para elevar cada momento a bordo.

Com distritos distintos para ir ao encontro de todos os gostos e momentos, os passageiros podem descobrir, ligar-se e relaxar de maneiras que lhes parecem exclusivamente pessoais. Cada nova adição à frota da Classe World traz algo ousado e original. Esse espírito de constante evolução demonstra-se no MSC World Asia, no MSC World Atlantic e nos extraordinários navios que ainda estão por vir-cada um representando um novo capítulo numa viagem para proporcionar as experiências mais memoráveis no mar.

A classe World da MSC Cruzeiros é composta pelo MSC World Europa (2022) e MSC World América (2025), MSC World  Ásia (2026) e MSC World Atlantic (2027), com os navios das classes World 5,6,7 e 8, ainda sem nome, a serem lançados até 2031.

As duas novas encomendas estarão sujeitas ao acesso a financiamento, de acordo com a prática do setor.

Float out do MSC World Asia – O float out de hoje é um marco importante no processo de construção naval, pois é a primeira vez que um navio toca na água e entra na próxima fase de construção. O MSC World Asia será entregue em novembro de 2026, pronto para navegar no Mediterrâneo, e a partir de dezembro oferecerá cruzeiros de sete noites para os destinos mais populares do Mediterrâneo Ocidental: Barcelona (Espanha), Marselha (França), Génova, Civitavecchia (para Roma), Messina (Itália) e Valletta (Malta).

Cerimónia da moeda do MSC World Atlantic – Uma cerimónia tradicional da moeda para o MSC World Atlantic também aconteceu hoje, quando as madrinhas do navio, tanto da companhia de cruzeiros como do estaleiro, colocaram moedas comemorativas dentro do navio como sinal de bênção durante a construção e para dar boa sorte ao navio. O MSC World Atlantic será inaugurado em 2027 e será lançado no Mar das Caraíbas a partir de Port Canaveral, EUA, para o Inverno 2027-2028.

A madrinha da MSC Cruzeiros foi Lynn Torrent, presidente da MSC Cruzeiros na América do Norte, responsável por supervisionar todas as funções comerciais e operacionais na região. Executiva experiente no setor de cruzeiros, desempenha um papel fundamental para promover o crescimento estratégico da MSC Cruzeiros no mercado norte-americano.

Representando os estaleiros Chantiers de L’Atlantique, a madrinha foi Agnés Sahores, Smart Yard Improvement Manager, que trabalha nos Chantiers de L’Atlantique há 25 anos. Ela supervisiona a implementação do plano de melhoria da empresa, que se concentra em desempenho industrial, inovação, eficiência ambiental e sucesso coletivo.

Todos os navios da classe World possuem motores a gás natural liquefeito (GNL) de combustível duplo e, à medida que os biocombustíveis e combustíveis sintéticos se tornarem disponíveis em larga escala, esses combustíveis serão utilizados como parte do compromisso da empresa em atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050.

O gás natural liquefeito é fundamental para o desenvolvimento de soluções de baixo carbono para o transporte marítimo, uma vez que tecnologias emergentes, como células de combustíveis, podem operar com gás natural liquefeito até que o gás natural liquefeito biológico e sintético com zero emissões esteja disponível em larga escala.

A MSC Cruzeiros e os Chantiers de L’Atlantique estão ativamente envolvidos em diversos projetos para desenvolver e viabilizar essas tecnologias em parceria com reguladores, instituições académicas e a indústria.