Savoy Signature participa na conferência internacional 'Inspire Luxury Hospitality'
Ricardo Farinha, administrador comercial da Savoy Signature. foi um dos oradores convidados da 'Inspire Luxury Hospitality Conference 2025'. O evento é promovido pela International Luxury Hotel Association (ILHA) e decorreu ontem em Praga, no Centro de Congressos do Banco Nacional checo, reunindo alguns dos principais líderes de luxo a nível mundial.
O objectivo é promover a partilha de experiências, ideias e tendências que estão a moldar o futuro do sector e, por isso, durante dois dias são promovidos debates, painéis e momentos de networking. A INSPIRE Conference abordou temas centrais para a hotelaria de luxo contemporânea, como inovação, identidade de marca, experiência do hóspede, tecnologia e sustentabilidade, "pilares que também orientam a visão estratégica da Savoy Signature".
Neste segundo dia da conferência, Ricardo Farinha participa no painel “Integrando o Património Cultural, Sustentabilidade e Bem-Estar Holístico para a Próxima Geração de Hospitalidade de Luxo”, ao lado de outros líderes internacionais. O evento pretende reflectir sobre a nova geração de hotelaria de luxo, marcada pela integração do património cultural, da sustentabilidade e do bem-estar holístico.
"A presença da Savoy Signature nesta conferência de referência reforça o reconhecimento da marca como uma das protagonistas da hotelaria de luxo, projectando a Madeira como destino inspirador no panorama global. No centro desta visão está o The Reserve, expoente máximo de uma oferta exclusiva e altamente personalizada, assente na essência da Savoy Signature: alma madeirense com autenticidade, inovação e propósito", explica nota enviada à imprensa.
Os sentidos, o bem-estar e a autenticidade como pilares do luxo
Durante a sua intervenção, na manhã desta quinta-feira, Ricardo Farinha apresentou a visão da Savoy Signature sobre o futuro da hotelaria de luxo, “onde os sentidos e o bem-estar se cruzam para criar experiências verdadeiramente transformadoras e ajustadas a cada hóspede”.
O administrador comercial da Savoy Signature, destacou “o poder dos sentidos como elemento diferenciador na construção de memórias e emoções”, exemplificando com a criação de fragrâncias exclusivas desenvolvidas em parceria: no The Reserve, com a Comporta Perfumes; e no no Savoy Palace e no Royal Savoy, com a Castelbel - "marca que concebeu um aroma inspirado na Madeira, com notas de banana e maracujá, evocando a identidade e o espírito do destino"-
“Essa dimensão sensorial estende-se também à sustentabilidade, através da utilização de produtos biodegradáveis e amenities recarregáveis. No caso do The Reserve, essa preocupação manifesta-se ainda em colaborações com marcas como Vaca Valiente, responsável por elegantes acessórios em pele reciclada disponibilizados nos quartos, e a Aesop, cujos produtos de prestígio internacional aliam sofisticação, autenticidade e responsabilidade ambiental”, adiantou Ricardo Farinha.
O bem-estar é outro eixo essencial da filosofia da marca, refletido em particular no Saccharum, eleito World’s Leading Retreat 2024. Aqui, o conceito transcende o spa, convidando à reconexão com a natureza, à descoberta da gastronomia local e ao equilíbrio entre corpo e mente.
Além disso, no âmbito do 10.º aniversário do hotel, foi realizada uma renovação seletiva do mobiliário, com especial atenção à escolha de materiais orgânicos e naturais, reforçando a harmonia entre design, conforto e sustentabilidade — valores que definem a essência do Saccharum e da Savoy Signature.
A autenticidade e o património cultural da Madeira estão igualmente presentes em cada detalhe e em cada hotel do grupo, através de parcerias com Nini Andrade Silva, RH+ Arquitetos e Fátima Lopes, que traduzem a alma madeirense em design, arquitetura e moda, respetivamente.
Por fim, Ricardo Farinha abordou a nova linguagem do luxo, sublinhando que “a verdadeira elegância se revela na empatia e na atenção ao detalhe”. Nesse contexto, destacou: “Os GEPA (Guest Experience Personal Assistant) são uma visão pioneira do The Reserve que redefine o conceito de serviço personalizado. Estes assistentes dedicados colocam o cuidado e a antecipação das necessidades de cada hóspede no centro da experiência, transformando o luxo numa expressão máxima de conexão com o cliente e as suas preferências.”
Uma voz visionária da nova geração da hotelaria de luxo
Com uma trajetória marcada pela inovação, pela visão estratégica e pela capacidade de antecipar tendências, Ricardo Farinha é hoje reconhecido como uma das vozes visionárias da nova geração de líderes da hotelaria de luxo.
A sua presença na INSPIRE 2025 reforça o posicionamento da Savoy Signature e da Madeira no mapa mundial da hospitalidade, levando à cena internacional uma visão de luxo que alia autenticidade, sustentabilidade e emoção, evidenciando o compromisso com modelos de gestão sustentáveis, inspirados na cultura e no estilo de vida do destino.