Guloso celebra 80 anos e lança campanha ‘A Origem’
Há 80 anos que a Guloso acompanha o dia-a-dia dos portugueses, levando à mesa o sabor autêntico do tomate cultivado no coração do Ribatejo.
Para assinalar a data, a marca portuguesa lança a campanha ‘A Origem’, que representa uma viagem às raízes da Guloso e revela, pela primeira vez, a história que sustenta o nome da marca. O aniversário é ainda assinalado com uma edição limitada das icónicas polpas de tomate, que mantém intacta a receita que atravessa gerações.
Criada em 1945, a Guloso construiu ao longo das décadas uma relação de proximidade com os lares portugueses, preservando o cuidado com a terra, o respeito pelo tempo da natureza e a simplicidade dos ingredientes. A campanha resgata o espírito da marca e mergulha nos seus arquivos, ao contar a história de um nome inspirado num galo que adorava tomate.
Em 1945, numa antiga Fábrica do fundador, havia um galo que andava livremente pela horta, e que tinha a particularidade de comer tomate, e a quem chamavam Guloso. Foi assim que nasceu a marca Guloso. Durante o nosso trabalho de pesquisa, descobrimos que o primeiro logotipo da marca tinha precisamente a imagem deste galo. Quisemos também retratar a evolução visual, recriando antigos rótulos da marca. É esta ligação entre simplicidade, autenticidade e paixão que queremos celebrar com esta campanha”. Diogo Soares Franco, Chief Retail Officer do Sugal Group.
’A Origem’ resulta de um trabalho intensivo de investigação em arquivos, registos históricos e testemunhos, que permitiu não só descobrir as origens do nome da marca, como também reconstituir os logotipos e rótulos utilizados ao longo dos anos. Estes elementos visuais, agora recuperados e recriados, são parte central da campanha.
Filmado nos campos de Benavente, onde o tomate da Guloso continua a ser cultivado, o filme publicitário reforça a ligação profunda da marca à região, mas também às pessoas, tendo a particularidade de contar com a participação dos seus colaboradores, que aceitaram o convite para retratar a história da Guloso.
Já a nova edição limitada das polpas de tomate traz uma embalagem comemorativa, que traduz a essência da marca: tomate 100% nacional, sem corantes, conservantes, sal ou açúcar adicionados. Um produto simples, com o sabor que tem vindo a acompanhar os portugueses, que homenageia não só a longevidade da marca, mas destaca também a confiança dos consumidores que fizeram da Guloso um aliado no seu quotidiano.
Mais do que uma marca na prateleira dos supermercados, a Guloso é presença constante nas receitas que contam histórias, nos sabores que ficam na memória e nas mesas onde se partilha o que é verdadeiro. Oito décadas depois, continuamos a transformar tomate em tomate e queremos continuar a fazer parte da vida de todos os que têm vindo a crescer connosco". Diogo Soares Franco, Chief Retail Officer do Sugal Group.
A campanha ‘A Origem’ estará presente em televisão, redes sociais e meios digitais durante o mês de julho, convidando todos a (re)descobrirem a marca portuguesa que há oito décadas transforma tomate em tomate e faz parte das histórias dos portugueses.
Sobre a Guloso
Fundada em 1945, a Guloso é uma marca do Sugal Group, uma empresa familiar portuguesa que está entre os maiores produtores mundiais de tomate para a indústria, com unidades de produção em Portugal, Espanha e Chile. Líder em Portugal no segmento de produtos à base de tomate, a Guloso distingue-se por oferecer produtos 100% portuguesas e 100% naturais, sem corantes nem conservantes. Com 80 anos de história e reconhecida pelo seu emblemático slogan “Ajuda com gosto”, a marca apresenta um portefólio dividido em três segmentos principais: Colheita Fresca, Sabores “ready to cook” e Molhos “ready to use”. A Guloso diferencia-se pelo seu compromisso com a qualidade, com o campo e com os agricultores portugueses, pela frescura dos seus ingredientes e pela praticidade das suas soluções — pensadas para facilitar o dia a dia dos consumidores. Com uma abordagem “Clean Label”, a Guloso valoriza receitas simples e autênticas, desenvolvidas para quem gosta de cozinhar bem, de forma fácil e confiante.