Prazeres

Rota da Cal garante uma 'viagem' ao passado

O Núcleo Museológico dá a conhecer todo o processo da cal

None

O Núcleo Museológico dá a conhecer todo o processo da cal

Na ‘Hora da Boa Vida’ de hoje propomos uma visita ao Núcleo Museológico Rota da Cal, nos Lameiros, em São Vicente, o único local na Madeira onde, durante muitos anos, se fez a extracção de cal.

São mais de 12.000 m2 onde se encontram duas pedreiras de rocha calcária já desactivadas e um forno de cal, que primam, não só pelo testemunho etnográfico e económico, mas também por serem imóveis integrados numa paisagística única, no coração da Laurissilva.

Classificada desde 2005 como ‘Conjunto de Interesse Público Regional’, este núcleo museológico inclui, ainda, vários imóveis de apoio à produção, nomeadamente palheiros, poios e levadas, elementos bastante característicos da paisagem rural madeirense e que merecem ser apreciados.

Parte integrante da visita a este espaço é um percurso pedestre com uma duração aproximada de 30 minutos, que permite ligar as pedreiras de extracção da cal ao edifício do museu, propriamente dito, que integra o já referido forno. Refira-se que ao seguir o trilho que percorre a floresta por entre loureiros e tis, o visitante faz o mesmo caminho que, em tempos, os trabalhadores tinham de realizar para poder levar a matéria prima das pedreiras até ao forno, bem como do material combustível, a lenha, que ia permitir que o forno alcançasse as temperaturas indicadas para o processamento da rocha.

No interior do espaço museológico, é possível assistir a um pequeno vídeo que mostra e explica como se desenrolava todo o processo da produção de cal, desde a extracção do calcário até à sua cozedura e respectivas utilizações. Podem ainda ser apreciados vários fósseis encontrados nas pedreiras que integram o Núcleo com mais de 5 milhões de anos.

Neste momento, as visitas à Rota da Cal respeitam um conjunto de medidas que derivam da situação pandémica que vivemos. São permitidas apenas a permanência de 10 pessoas em simultâneo nos espaços fechados e é obrigatório o uso de máscara. O horário de funcionamento deste Núcleo Museológico é entre as 10 e as 17 horas, de terça a sexta-feira. Também são permitidas visitas ao sábado, as quais carecem de marcação com 48 horas de antecedência. 

Fechar Menu