Roteiro

Roteiro de hoje passa por concerto on-line do Duo Varejenta

Lara Nunes e Roberto Moniz compõem este duo
Lara Nunes e Roberto Moniz compõem este duo, Foto Facebook

O Duo Varejenta - cujo nome remete para o termo madeirense atribuído à viola d’arame cujo som ‘grave’ parece o som de uma mosca-varejeira quando voa - é o mais recente projecto de Roberto Moniz, em parceria com Lara Nunes, que pretende divulgar os cordofones madeirenses.

A dupla vai protagonizar mais um concerto ‘on-line’ das ‘Streaming Sessions’, para apreciar, pelas 19 horas de hoje,  na plataforma ‘Cultura Madeira’:

No seu alinhamento, este Duo Varejenta tem um repertório baseado em temas tradicionais e populares madeirenses e originais de músicos da Madeira. Na sua performance, os dois músicos interpretam rajão, rajão dobrado, viola d’arame, viola d'arame requinta, viola romântica (construção madeirense) e voz.

Sobre Roberto Carlos Freitas Moniz

Nasceu em 1969, estando desde os 14 anos ligado ao folclore regional, onde representou e trabalhou com os grupos de Santa Cruz, Machico, Boa Nova, Rochão e Porto da Cruz. Actualmente é Conselheiro Técnico da Federação do Folclore Português na Região Autónoma da Madeira.

É mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, formado pela Escola Superior de Educação de Setúbal.

Desde Setembro de 2007 é professor de cordofones tradicionais madeirenses na Associação Musical e Cultural 'Xarabanda' e nessa mesma associação em 2007 fundou uma orquestra de cordofones tradicionais madeirenses, intitulada 'Orquestra de Ponteado'.

Ainda nesta associação criou e orienta projectos ligados aos cordofones e à música tradicional madeirense. É músico integrante dos projectos Quarteto Moritz e Trio Zargo.

Actualmente desempenha as funções de professor de Cordofones Madeirenses no Conservatório.

Sobre Lara Carolina Silva Nunes:

Nasceu em Abril de 1999, no Funchal. Em 2013 iniciou os seus estudos musicais na Escola de Cordofones da Associação Xarabanda, tendo como finalidade o conhecimento e experimentação dos cordofones madeirenses, como por exemplo o rajão, o seu instrumento de eleição.

Actualmente faz parte da Orquestra de Ponteado e Franco & Cordofones Madeirenses, para além de um projecto a solo onde interpreta rajão e e rajão dobrado.