Novo emblema do Peugeot 308 esconde segredos tecnológicos
Brasão com a cabeça do leão inclui o radar que alimenta, com informação, os processadores dos auxiliares de condução
O novo Peugeot 308 é o primeiro veículo da gama a apresentar a imagem da nova cabeça do leão numa grelha que lhe é especificamente dedicada. A presença deste emblema de nova geração é realçada pelo desenho e padrão da grelha, caracterizada por uma miríade de elementos cromados que convergem para o seu centro. A combinação da grelha e brasão define uma nova frente, ao mesmo tempo que afirma a personalidade e o caráter do 308 e, de uma forma geral, exprime a estratégia de subida de posicionamento da marca.
Mas não só. O emblema oculta o radar de assistência à condução.
No novo 308, o novo emblema Peugeot está disponível em duas versões, idênticas na sua aparência, mas tecnicamente diferentes. Uma aplica-se nas versões Active Pack e a outra, inovadora, é específica para as versões Allure, Allure Pack, GT e GT Pack, equipadas com radar de assistência à condução.
Que ajudas à condução estão escondidas por detrás deste novo emblema?
O radar, protegido pelo novo emblema PEUGEOT, dá acesso à última geração de auxiliares de condução:
· Regulador de velocidade adaptativo com função Stop and Go - associado à caixa de velocidades automática EAT8 - com ajuste da distância entre veículos;
· Regulador de velocidade adaptativo com função de 30 km/h - associado à caixa de velocidades manual - com ajuste da distância entre veículos;
· Travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas de dia e de noite entre os 7 e os 140 km/h, dependendo da versão, alertando o condutor no caso de uma potencial colisão.
Para que todos estes auxiliares de condução funcionem na perfeição, as ondas emitidas pelo radar não devem ser perturbadas. O desenho do brasão, à frente do radar foi, por isso, inteiramente repensado pelos engenheiros da PEUGEOT, tendo em conta dois constrangimentos: A espessura da superfície deve ser constante e os componentes não devem conter quaisquer partículas metálicas.
O fabrico do novo emblema está dividido em várias fases:
· Produção de um painel frontal liso, de espessura constante, em policarbonato injetado.
· Produção de uma face posterior em índio. Esta liga rara é utilizada especificamente para a versão do emblema dedicado aos modelos equipados com radar, porque é o único material que satisfaz as necessidades técnicas e visuais: possui propriedades que não perturbam as ondas do radar e tem uma aparência naturalmente cromada.
· Operação de corte a laser: para fazer destacar o leão do novo logótipo PEUGEOT, a superfície de índio é cortada a laser, revelando o leão através do policarbonato.
· Pintura preta: A tinta é aplicada na parte de trás do brasão, formando o fundo do logótipo.
· Aplicação de um verniz protetor na superfície frontal: para protegê-lo dos elementos externos (choques, sol, mudanças de temperatura, etc.), aplica-se um verniz protetor na superfície frontal do brasão.
· Fixação: O emblema é, por fim, colado a um componente de fixação técnica, sendo o conjunto fixado e aparafusado à grelha.