Descubra o novo Peugeot E-3008, o SUV fastback eléctrico de futura geração
Será produzido exclusivamente na fábrica de Sochaux, em França, e estará à venda a partir de Fevereiro de 2024
Até 2025, a Peugeot irá propor a mais vasta gama de veículos eléctricos entre todas as marcas generalistas na Europa, sendo que, desde já, a marca está a substituir o seu 'best-seller' por um novo SUV fastback eléctrico: o novo E-3008.
A Peugeot transformou o E-3008 e elevou a um novo nível a criatividade do design, bem como o prazer de condução e as performances elétricas do modelo, para oferecer aos seus utilizadores: a sedução de um SUV fastback de design reinventado e eficiente; a emoção gerada pelo Peugeot Panoramic i-Cockpit de nova geração, assegurando um prazer de condução a um nível inédito. A excelência em termos de performance e de autonomia 100% elétrica, até aos 700 km, fruto da nova plataforma STLA Medium da Stellantis. Peugeot
A fabricante lembra que o actual 3008 é um 'best-seller' que já atraiu mais de 1.320.000 clientes em 130 países, ao longo dos últimos 7 anos. Por isso, prossegue a sua ambição de oferecer, até 2025, uma gama eléctrica para o conjunto dos seus modelos e, até 2030 fazer 100% das suas vendas na Europa em viaturas elétricas. A Peugeot entra numa nova dimensão com a apresentação do seu novo E-3008.
O Peugeot E-3008 é o primeiro modelo a beneficiar da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, que eleva a marca a um patamar superior. "Esta plataforma inovadora foi concebida para oferecer o melhor desempenho da sua classe nos critérios que mais interessam aos clientes: autonomia (até 700 km), tempo de carregamento (30 minutos), prazer de condução, desempenho, eficiência e serviços conectados (Trip Planner, Smart Charging, Vehicle to Load e atualizações Over The Air)", diz.
O novo PEUGEOT E-3008 será produzido exclusivamente na fábrica de Sochaux, em França, e estará à venda a partir de Fevereiro de 2024.
Para simplificar a escolha, a gama irá basear-se em dois níveis de acabamento, Allure e GT, com 3 packs de opcionais, contando com três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de longa autonomia e 320 cv Dual Motor, de 4 rodas motrizes), bem como duas mecânicas híbridas, dependendo dos mercados.
O lançamento do novo E-3008 é um passo importante na transformação radical da PEUGEOT numa marca 100% elétrica, estabelecendo novas referências em termos de design, prazer de condução e eficiência. Com o seu design exterior, o seu espectacular Peugeot Panoramic i-Cockpit, o seu prazer de condução e as suas performances elétricas sem precedentes, o novo E-3008 inaugura uma nova era na Peugeot, a marca francesa generalista que oferece a mais ampla gama de veículos eléctricos do mercado. Linda Jackson, CEO da Peugeot
Algumas características, segunda a marca
Uma linha de SUV fastback (aero)dinâmica de postura felina
O novo E-3008 distingue-se de imediato pelo seu estilo SUV fastback. Uma silhueta simultaneamente dinâmica e aerodinâmica (Cx 0,28) que permite ao novo E-3008 combinar elegância, eficácia e espaço.
O dinamismo das linhas do novo E-3008 também se deve às suas dimensões equilibradas (comprimento: 4,54 m; largura: 1,89 m; altura: 1,64 m), que o tornam num dos mais compactos SUV 100% elétricos do segmento C, oferecendo, ao mesmo tempo, muito espaço e volume de bagageira.
Uma secção frontal high-tech
No novo E-3008, a Peugeot apresenta um novo tratamento para a secção dianteira. Se a emblemática assinatura luminosa de três garras da marca se mantém, o tratamento dos faróis e da grelha é radicalmente novo.
A grelha do novo E-3008 ilustra os genes eléctricos deste modelo.
A nova secção dianteira foi concebida em torno do novo emblema Peugeot, integrando a nova assinatura luminosa e a grelha do radiador sem demarcação, graças a um gradiente da cor da carroçaria.
Por cima da grelha e envolvendo toda a frente, uma faixa fina e elegante integra os faróis ultracompactos. É um elemento de design distintivo, que confere ao novo E-3008 um visual particularmente penetrante, e destaca a sua modernidade e personalidade.
Faróis LED em todas as versões. O E-3008 GT está equipado de série com a nova tecnologia Pixel LED da Peugeot, que adapta automaticamente o feixe dos faróis às condições de circulação, mantendo uma iluminação ótima, sem incomodar os demais utilizadores das estradas.
Um conceito que reinventa o fastback
A Peugeot modernizou a tradicional inclinação da linha fastback na traseira do veículo com um spoiler "flutuante". Este elemento inovador valoriza a curva da carroçaria do novo E-3008, otimizando a aerodinâmica.
A generosa secção traseira do novo E-3008 oferece um estilo dinâmico, sublinhado pela emblemática assinatura luminosa de três garras - em 3D nas versões GT - mantendo um bom espaço na segunda fila de bancos e um volume de bagageira (520 litros, qualquer que seja o motor) idêntico ao da anterior geração 3008.
Uma silhueta limpa
No novo E-3008, todos os pormenores de estilo foram pensados e concebidos para oferecer maior inovação e eficiência.
A ocultação das juntas vedantes dos vidros laterais nas portas contribui para o design elegante das laterais do modelo. O número de inserções decorativas na carroçaria foi reduzido e todas as peças cromadas foram removidas.
Jantes inovadoras
Dando continuidade ao trabalho inovador iniciado no 408, a Peugeot equipa o novo E-3008 com jantes que contribuem para um estilo moderno e para um desempenho aerodinâmico.
Com o seu design técnico e geométrico, as jantes de 19 ou 20 polegadas apresentam ao centro o novo emblema Peugeot.
Acabamento exterior sofisticado e duradouro
Em termos de acabamento exterior, o E-3008 ilustra uma nova abordagem, mais moderna e mais duradoura. As peças cromadas foram banidas em prol da lacagem em certos elementos: Cinzento Meteor no avental dianteiro e no para-choques traseiro, Preto Orbital nas capas dos espelhos retrovisores e na secção inferior da cintura do veículo.
O novo E-3008 está disponível numa paleta de seis cores.
Graças aos inovadores pigmentos dicróicos, o Azul Obsession muda de azul para verde consoante a luz e as formas da carroçaria, reflectindo a entrada do E-3008 numa nova era. O novíssimo Azul Ingaro, de reflexos subtis, sublinha as linhas modernas do novo E-3008.
As restantes cores disponíveis são o Branco Okénite, o Preto Perla Nera, o Cinzento Artense e o Cinzento Titane.
Na versão GT, o novo E-3008 propõe de série uma composição bitom, com um tejadilho em preto brilhante.
Nas versões GT eléctricas, as secções inferiores dos pára-choques dianteiro e traseiro, as cavas das rodas e as proteções das soleiras das portas são, também, em preto brilhante.