Opel Kadett E comemora 40 anos
Kadett e Astra, dois nomes que são sinónimos de quase nove décadas de história de sucesso da classe dos compactos da Opel. Desde o início, têm trazido inúmeras inovações para o segmento, tornando assim a mobilidade individual acessível a muitos utilizadores.
Uma geração muito especial do Kadett está agora a celebrar um aniversário especial no ano de aniversário dos “125 anos de produção automóvel da Opel”: o Opel Kadett E faz 40 anos. No Outono de 1984, os engenheiros da Opel alcançaram um grande sucesso. Construída com a base técnica do seu antecessor, mas com uma carroçaria hatchback completamente nova, a quinta geração do Kadett prosperou.
A base do sucesso foi o design atractivo, bem como o requinte técnico e a diversidade de variantes. Ao mesmo tempo, foi o último modelo da classe dos compactos da Opel a ostentar a designação Kadett. O sucessor já se designou por “Astra” e prossegue de forma consistente o sucesso na classe dos compactos.
A primeira geração do Astra electrificado mostra o que é hoje o prazer de condução moderno aliado a responsabilidade ambiental. O actual Opel Astra, com diferentes motores híbridos e motores de combustão económicos, bem como o Astra Electric totalmente elétrico, é emotivo, eficiente e, dependendo da variante, sem emissões locais.
Outono de 1984: Lançamento da quinta geração do bem-sucedido Opel Kadett
A história do desenvolvimento da quinta geração do Kadett começou efectivamente em 1979. Assim que o Opel Kadett D, o primeiro modelo de tração dianteira da Opel, foi lançado no mercado, já estavam a ser recolhidas ideias para o potencial sucessor.
No desenvolvimento de produto e fabrico em Rüsselsheim, vários engenheiros, técnicos e designers fizeram parte do projeto “Kadett E”. Ao longo de cinco anos, foram investidos 1,5 mil milhões de marcos alemães no desenvolvimento do Kadett E. Antes de estar pronto para a produção em série, os protótipos percorreram uma distância total de cerca de 6,5 milhões de quilómetros - em centros de testes, bem como em pistas de corrida, sob condições climatéricas extremas no Norte da Europa e em regiões desérticas dos EUA.
Após a conclusão dos testes exaustivos, chegou o momento: o Kadett E - mais uma vez com tração dianteira - foi lançado no Outono de 1984. Rapidamente chegou aos concessionários - numa diversidade de variantes inigualável.