DNOTICIAS.PT
Prazeres

AMC Crime estreia especial 'Gypsy Rose: O Fenómeno'

None

O caso Gypsy Rose, sobre a norte-americana que ficou conhecida pelo assassinato da mãe, após esta ter convencido o mundo de que a sua filha sofria de inúmeras enfermidades, vai estar em foco no canal AMC Crime em 'Gypsy Rose: O Fenómeno', uma programação especial, composta por duas séries surpreendentes, produzidas em 2024, com estreia a 7 e 28 de Outubro, que revelam toda a verdade sobre "um dos crimes mais cruéis de sempre".

O caso real

A mãe, Dee Dee Blanchard, terá abusado da filha durante anos, ao convencê-la que sofria de leucemia, distrofia muscular, deficiência visual e auditiva e convulsões. Como resposta as estas supostas doenças, Gypsy teve que usar uma cadeira de rodas, uma sonda de alimentação e passou por várias cirurgias desnecessárias.

Quem é realmente Gypsy Rose Blanchard? Em Outubro, o AMC Crime estreia uma programação imperdível sobre toda a sua história, descrevendo as décadas de abusos que sofreu às mãos da progenitora, Dee Dee, que sofria de Síndrome de Münchausen por Procuração, e o seu envolvimento na violenta morte da mãe, em 2015, às mãos do seu namorado, Nick Godejohn.

Em 'As confissões de Gypsy Rose', composta por seis episódios com estreia a 7 de Outubro, pelas 22h30, será exibidas revelações chocantes e segredos perturbadores que Gypsy partilha na véspera da audiência de liberdade condicional, depois de ter passado anos em prisão pelo homicídio da mãe. Agora, com 31 anos, leva os espectadores pelas suas primeiras memórias de infância sobre condições médicas infundadas e alegações de abusos sexuais.

O momento em que foi amarrada à cama pela mãe, o relato dos detalhes em que engendrou um plano com o namorado para matar a progenitora, a preparação do seu casamento ainda na prisão, os primeiros momentos em liberdade depois de cumprir oito anos e meio por ter participado no homicídio, são alguns dos momentos relatados por Gypsy.

A 28 de Outubro, pelas 22h30, segue-se a estreia de 'Gypsy Rose: Depois da prisão', uma série que revela tudo o que se passou após a saída da prisão em dezembro de 2023. Com o mundo a observar em expectativa, e com a sua família a aguardar ansiosamente um reencontro, nas suas primeiras 12 horas de liberdade, Gypsy é perseguida por ‘paparazzi’, ameaçada com uma violação da liberdade condicional se não deixar o estado do Missouri, e revela se consumou o seu casamento.

Gypsy instala-se na sua nova vida em Lake Charles, mas tendo sido dependente da sua mãe durante toda a sua existência, preocupa-lhe o contributo que poderá dar no seu casamento com Ryan.

Assistimos ainda a uma viagem a Nova Iorque, em que Gypsy enfrenta o seu novo estatuto de celebridade, mas rapidamente se questiona se será talhada para o estrelato. À medida que a demonstração de amor nas redes sociais dá lugar a mensagens de ódio e ameaças de morte, Gypsy tenta focar-se na sua jornada de autoaceitação e no planeamento da sua festa de casamento com Ryan. Na série composta por oito episódios, veremos ainda o momento em que partilha a sua gravidez e é também aqui que, pela primeira vez, o ex-noivo de Gypsy, Ken, é entrevistado. Em “Gypsy Rose: O Fenómeno” assistiremos a um olhar autêntico, cru e revelador sobre a nova vida de Gypsy, a jovem que deixou o mundo perplexo devido à sua inacreditável e dramática história de vida. AMC Crime


Sobre Gypsy Rose

Nascida em 1991, cedo a mãe acreditou que Gypsy Rose não era saudável, convencendo todos das doenças da filha, incluindo leucemia, distrofia muscular e convulsões. Mantinha a cabeça de Gypsy rapada, obrigando-a a usar uma cadeira de rodas, tendo ainda levado um médico a colocar um tubo de alimentação na sua filha, que alegava ser mentalmente incapaz.

Ao todo, a jovem foi submetida a mais de 30 cirurgias: aos olhos, às pernas, à garganta, etc. Os vizinhos e várias organizações fizeram donativos, organizaram viagens à Disney World e até lhes construíram uma casa.

Depois, Gypsy Rose descobriu a verdade: nunca estivera doente e a sua mãe passou a usar meios mais agressivos para a manter sob o seu controlo, tais como amarrá-la à cama. Em 2010, com 19 anos, Gypsy conheceu Nicholas — um namoro que a mãe não permitia e, cinco anos depois, a rapariga deixou uma porta aberta da casa onde morava com a mãe para que o namorado pudesse entrar e concretizar o que lhe tinha pedido: matar a progenitora.

Toda a história do crime e também o que o motivou era tão chocante e inacreditável que os eventos inspiraram a minissérie 'The Act', de 2019, da Hulu, protagonizada por Joey King, como Gypsy Blanchard, e Patricia Arquette, como Dee Dee, que acabou por vencer um Emmy e um Globo de Ouro.