Estudo internacional IKEA indica que metade das crianças pensa não ter tempo suficiente para brincar
Foram inquiridas 7.000 crianças, bem como os seus pais, em sete países: Estados Unidos da América, Alemanha, França, China, Japão, Polónia e Índia
No ano em que se celebram os 20 anos da IKEA em Portugal, a marca apresenta o seu mais recente 'Play Report', um estudo que reflecte sobre o impacto da brincadeira nas relações familiares e no bem-estar das crianças.
A edição de 2024 deste estudo mostra que 90% das crianças afirmam sentir-se mais felizes quando brincam, reforçando a importância de proporcionar momentos lúdicos e de partilha em família, que estimulam a criatividade e a imaginação dos mais pequenos. Este dado contrasta com o facto de 49% crianças inquiridas terem afirmado não estar satisfeitas com o tempo disponível para brincar.
Este estudo revela que 95% dos pais acreditam que a felicidade das crianças está relacionada com o tempo ou a frequência com que brincam, fomentando a autoconfiança das crianças e fortalecendo a união familiar.
Actualmente, as famílias dão prioridade a passar mais tempo a brincar juntas do que há́ alguns anos. Contudo, mais de metade dos pais (54%) gostaria de ter mais tempo para brincar com as suas crianças, afirmando que demasiados trabalhos de casa, horas de televisão e atividades pós-escolares são os principais obstáculos a que tal aconteça.
Na IKEA, acreditamos que brincar é fundamental para as crianças crescerem e aprenderem, e tem impacto na forma como vivem as suas rotinas diárias, dentro e fora de casa. Por isso, continuamos a desenvolver soluções que despertem a imaginação e incentivem o movimento e a gestão das emoções, não apenas nas crianças, mas também nos mais crescidos que vivem lá em casa. Cláudia Domingues, directora de Comunicação da IKEA Portugal.
O estudo analisa as diferentes dimensões da vida das crianças, nomeadamente as suas emoções, as suas necessidades e os seus comportamentos, com o objetivo de observar a influência dos momentos de brincadeira em ambiente familiar na sua confiança, felicidade e empatia.
Resumo das principais conclusões
- 90% das crianças afirmam sentir-se sempre ou muitas vezes mais felizes quando brincam;
- 51% das crianças sentem-se satisfeitas com o tempo que têm para brincar;
- 95% dos pais afirmam que a felicidade das crianças está intrinsecamente ou de certa forma relacionada com o tempo ou a frequência com que brincam;
- 54% dos pais gostariam de ter mais tempo para brincar com as suas crianças.
- 51% dos pais passam mais tempo a brincar com as suas crianças comparativamente com alguns anos atrás.
Metodologia do estudo de 2024
Para o desenvolvimento da quarta edição deste estudo, foram inquiridas 7.000 crianças, bem como os seus pais, em sete países: Estados Unidos da América (E.U.A.), Alemanha, França, China, Japão, Polónia e Índia. Adicionalmente, a IKEA entrou em contacto com especialistas de todo o mundo e visitou 36 famílias (com crianças entre os 3 e os 12 anos) nos E.U.A., na China e na Alemanha, para obter uma perspectiva abrangente sobre a importância do brincar.
Conheça o estudo completo aqui.