Lancia vence o novo prémio ‘A Star Is Back’ da Autobest
Após ter anunciado os finalistas do troféu 'Best Buy Car of Europe 2025' ('A Melhor Compra Automóvel do Ano 2025 na Europa'), a Autobest - uma organização independente fundada em 2001 - submeteu à votação do júri internacional os vencedores de seis outros prestigiados galardões, incluindo o 'A Star Is Back', prémio atribuído a marcas e modelos icónicos que regressaram recentemente ao mercado com sucesso.
No seu ano de estreia, esta distinção foi atribuída à Lancia em reconhecimento do seu Renascimento, "um sólido e ambicioso plano que está a devolver-lhe o estatuto de marca desejável, respeitada e de confiança no mercado europeu premium". A marca italiana foi eleita por um júri composto por 31 jornalistas especializados de 31 países europeus, no âmbito desta 24.ª edição dos Prémios Autobest. A cerimónia de entrega dos troféus terá lugar em Zurique, em 2025.
Este é um daqueles raros momentos em que o júri Autobest decide instituir um novo prémio. ‘A Star Is Back’ não se destina apenas a distinguir o renascimento de marcas e modelos icónicos, mas funciona também como prova do seu sucesso futuro.” Dan Vardie, fundador e presidente da Autobest
Luca Napolitano, CEO da Lancia, afirmou: "É com imenso orgulho que recebemos este novo e prestigiado troféu que distingue a paixão e a determinação de toda a equipa Lancia. Diariamente, todos dão o seu melhor para escrever um novo capítulo de uma história lendária que envolve elegância intemporal, inovação tecnológica e recordes desportivos. O sucesso do nosso percurso é sublinhado pelo entusiasmo com que os nossos novos lançamentos, o nosso regresso ao mundo dos ralis e os nossos novos e exclusivos 'showrooms' em vários mercados europeus foram acolhidos pelo público e pela imprensa internacional. A Lancia está de volta.”
O Renascimento da Lancia arrancou em Itália, no final de 2023, com a apresentação do novo logótipo, a introdução da nova Identidade Corporativa e, acima de tudo, com o lançamento do Concept Lancia Pu+Ra HPE. As fases seguintes sucederam-se rapidamente, de acordo com o plano estratégico “Dare Forward” da Stellantis, que prevê uma eficiente gama de três novos modelos - que serão lançados a cada dois anos - e um processo acelerado de internacionalização em vários mercados europeus. O primeiro deles foi o novo Lancia Ypsilon, modelo que está atualmente a ser muito bem recebido pelo público e pela imprensa internacional.
Sendo o primeiro modelo da nova era da Lancia, a fase de lançamento do novo Ypsilon está praticamente concluída em Itália, nas 160 “Casa Lancia”, os novos e exclusivos showrooms que ostentam a nova identidade corporativa da marca. Estas instalações têm vindo a acolher milhares de visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer a gama completa, - disponível nas versões Ypsilon, LX e Cassina, todas elas com configurações híbridas ou elétricas - e de participar em test-drives para experimentar as competências dos veículos em termos de comportamento e eficiência.
Além disso, o processo de internacionalização constitui uma parte essencial do Renascimento da Lancia, o qual inclui uma rede inicial de 70 novos showrooms em 70 grandes cidades europeias. Todos estes showrooms terão a nova identidade corporativa da marca, que reflete os quatro pilares que estão na base do seu plano estratégico: qualidade, eletrificação, sustentabilidade e um inovador conceito de vendas.
Posteriormente, o ano de 2025 marcará o regresso da Lancia às competições, com a marca a procurar restabelecer a sua presença no atual panorama competitivo. A estrela deste regresso é o novo Ypsilon Rally4 HF, que homenageia a gloriosa tradição da marca nos ralis, do construtor com mais vitórias na história da modalidade. Simultaneamente, o próximo ano será dedicado ao relançamento da designação HF, que aparecerá primeiro no Ypsilon e depois no Gamma e mais tarde no novo Delta com a denominação “HF Integrale”.
Por fim, o Gamma será lançado em 2026 como o segundo modelo do Renascimento da Lancia, numa pedra angular do seu percurso rumo ao futuro. Concebido, projetado e desenvolvido em Itália, o novo Lancia Gamma será produzido na fábrica italiana de Melfi e encarna o compromisso da marca italiana para com a sustentabilidade e o elevado desempenho, numa celebração da inconfundível elegância que tem definido a Lancia ao longo de décadas.