DNOTICIAS.PT
Pessoas

Maya Blandy lança álbum de estreia na sexta-feira

Chama-se ‘Stardust’ e foi co-escrito e produzido por Jake Wherry

None

A cantora e compositora luso-britânica Maya Blandy lança, na próxima sexta-feira, o álbum de estreia, intitulado ‘Stardust’.

Entre as músicas que compõem este projecto estão ‘Lemons’, que foi inspirada nos sons posteriores de Curtis Mayfield; ‘Stardust’, que mistura disco antigo com pop moderno; e ‘B.I.B.’, que é um hino sensual e jazzístico.

O álbum foi co-escrito e produzidopor Jake Wherry, cofundador e produtor dos pioneiros do hip-hop no Reino Unido, The Herbaliser. Apresenta vários talentos musicais, incluindo a lenda do disco americano Kathy Brown, o rapper canadense Muneshine e alguns dos melhores músicos de sessão do Reino Unido, como Adam Phillips, Trevor Mires, Patrick Dawes e Ryan Quigley.

Desde o lançamento do seu primeiro ‘single’, ‘Stardust’, em 2023, Maya Blandy tem feito aparições regulares na BBC 6, BBC Introducing e Soho Radio. Também a sua música tem passado em diversas rádios, como a TSF-Madeira, Rádio Europeia, Antena 1, Antena 3 e Rádio Oxigénio.

De referir que ‘Stardust’ é apresentado na lista de reprodução da Future Funk da Apple Music.

Foi também após o lançamento deste ‘single’, que a artista teve a oportunidade de actuar em todo o Reino Unido. Agora, a sua próxima ‘tour’ europeia inclui concertos em Lisboa e na Madeira, nomeadamente a 27 de Junho, no Music Box, e a 20 de Julho, no Summer Opening, respectivamente.

O sucesso alcançado até então  valeu-lhe a eleição de artista da semana no Reino Unido pela The Vinyl District. Jake Wherry, com quem trabalha desde 2021, tem sido igualmente responsável por isso. A sua experiência de 30 anos em composição e produção musical foi fundamental para alavancar a carreira da cantora criada na Madeira. Há até quem diga que esta é uma “fusão estelar”.

Ambos conheceram-se após Jake ter passado por um período difícil. Desde então têm criado vários temas que lhe trouxeram “um sentimento profundo de euforia” e o fizeram sentir “um pouco de orgulho”.

“Foi um dos sentimentos mais poderosos que já experimentei e mostra claramente o quão formidável a música pode ser nas nossas vidas”, salientou o produtor.

Recentemente, numa entrevista concedida ao DIÁRIO, a cantora e compositora revelou que estavam há dois anos a trabalhar neste álbum e igualmente “ansiosos” para o mostrar ao mundo.