DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

'SaveWatch+2' contra o bullying

None

Nos corredores das escolas, o assédio e o bullying são uma realidade muitas vezes invisível e que preocupa. 20% dos alunos reconhecem ter sofrido bullying durante a infância. Indica uma nota de imprensa enviada pela  'SaveFamily'.

Por isso, a tecnologia deu um passo em frente e apresenta alternativas para a segurança infantil, contudo, alerta, o uso de telemóvel em idades precoces converteu-se "num grave problema nos últimos anos. De facto, 38% das famílias alertam que, de acordo com o último Observatório de Hábitos Digitais 'SaveFamily', o uso de dispositivos móveis por parte das crianças afeta o seu rendimento escolar devido ao abuso das redes sociais e acesso à internet sem restrições."

Por isso, entram em cena os relógios inteligentes infantis, cada vez mais procurados, que apresentam-se como uma solução que permitem dar tranqulidade aos pais e protegem os filhos e permitem uma imersão controlada no mundo digital. 

“O smartphone, em idades precoces, abre a porta a riscos que as crianças não sabem gerir. Com dispositivos desenhados especificamente para eles, podemos atrasar esse acesso e, ao mesmo tempo, oferecer segurança e autonomia”, refere Jorge Álvarez, CEO da 'SaveFamily'.

O ponto de partida desta revolução tecnológica nas aulas tem selo ibérico: o primeiro relógio inteligente do mundo desenhado com a participação das próprias crianças - o 'SaveWatch+2'. Este smartwatch integra uma inteligência artificial 100% “made in Spain” que age como assistente pessoal adaptada à idade do menor e uma tecnologia que permite detectar casos de bullying.

“O projecto partiu de uma pergunta muito simples: o que precisam e querem as crianças? Elas ajudaram-nos a dar forma a um dispositivo resistente, prático e divertido, mas também com ferramentas para as cuidar”, explica o director 'SaveFamily', empresa impulsionadora desta iniciativa infantil e premiada recentemente pelo desenvolvimento do melhor smartwatch infantil de toda a Europa.

Entre as suas funções destacam-se o botão SOS para dar respostas rápidas em caso de urgência, localização GPS e o “modo aula” que converte o smartwatch num relógio convencional nos horários letivos e evita distrações das crianças, WhatsApp seguro que lhes permite comunicar-se com contactos previamente autorizados pelos pais, e sensores de saúde.

A grande novidade, contudo, é o seu módulo antibullying, que se activa em caso de risco e possibilita aos pais conhecer o ambiente do menor aproveitando-se de uma escuta remota, das câmaras e dos sensores do dispositivo; o que permite ter uma ideia do ambiente da criança e escutar possíveis maus tratos. Além do mais, o menor também pode activar um alerta graças ao qual os pais recebem informação imediata para intervir.

Todos estes avanços e o modo antibullying são possíveis graças à maior inovação do relógio: o primeiro sistema de IA desenhado e pensado exclusivamente para crianças, desenvolvido em Espanha. O assistente não apenas ajudar a resolver problemas, dúvidas ou a ativar funcionalidades do relógio, mas também deteta padrões de risco e reforça a autonomia do menor.

Estas características permitiram ao sector dos smartwatches situar-se como a grande alternativa ao preocupante uso dos telemóveis por parte dos menores; mas os peritos também insistem na necessidade de implantar protocolos claros nas escolas como base de qualquer estratégia contra o assédio.

“Um relógio pode dar um sinal de alarme e cada ferramenta que se acerque a uma criança para pedir ajuda é valiosa, mas a verdadeira solução está na resposta dos adultos e na capacidade dos colegas de não permanecer calados. O nosso objetivo é complementar, para permitir que os pequenos cresçam em aulas mais seguras”, conclui Álvarez.

Acerca de 'SaveFamily'

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 15 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais responde a mais de 500 mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.