Desarma abre apetites
O tríptico de eventos gastronómicos que antecipam a Gala do Guia MICHELIN Portugal 2026 começou ontem no restaurante liderado por Octávio Freitas

O Restaurante Desarma acolheu ontem o primeiro evento preparatório da Gala do Guia MICHELIN Portugal 2026.
Uma proposta que mobilizou entusiastas da boa cozinha, com o chef anfitrião - Octávio Freitas - a receber os chefs convidados Benoît Sinthon, João Luz, Rui Pinto e César Vieira, para uma interpretação da gastronomia madeirense.
Da ementa constaram pratos concebidos por cada um dos chefs convidados. Benoît Sinthon apresentou o carabineiro em folha verde by Il Gallo D´Oro; João Luz sugeriu um foie gras com broa de mel, maracujá e banana; Rui Pinto levou para o repasto um pregado com pepino, kombu e ovas de truta; e César Vieira exibiu o pargo curado, com castanha e maracujá.
Octávio Freitas tratou dos enchidos marítimos, da espada curada, do Royal de Funcho com caviar imperial e do Black Angus com trufa creme e caracol de cebola, bem como das sobremesas em formato framboesas ou calhau de chocolate.
Depois do Desarma, os eventos gastronómicos que preparam a Gala de 2026 passam pelo Restaurante Il Gallo D’Oro, a 29 de Novembro, com o chef Benoît Sinthon a receber os chefs José Diogo Costa, Gonçalo Bita Bota e Filipe Janeiro, para uma criação de experiência imersiva da gastronomia local.
O tríptico de eventos gastronómicos encerra a 6 de Dezembro, no Restaurante William, com uma última experiência a várias mãos, onde os chefs Octávio Freitas, Filipe Janeiro e Santiago Anolles serão recebidos pelo chef José Diogo Costa.
A apresentação do Guia MICHELIN Portugal, que dará a conhecer a nova selecção de restaurantes portugueses, vai decorrer a 10 de Março do próximo ano, na Madeira, no Hotel Savoy Palace, sendo a coordenação gastronómica do evento assumida por Benoît Sinthon, chef do Il Gallo d'Oro.