Audax reforça coerência
As experiências começam mais cedo no restaurante recomendado pelo Guia Michelin que assim amplia a oferta que lhe deu notoriedade
Não tem quinze dias e já dá que falar a nova aposta do restaurante Audax. Em nome da coerência, o espaço que continua a reinventar a autenticidade da comida madeirense passou a servir ao almoço toda a audácia que resulta do respeito pelos sabores tradicionais que faz questão de inovar em cada instante, mas que até agora só era passível de ser apreciada ao jantar. Ou seja, agora a cozinha progressiva chefiada por César Vieira que até ao mês passado só brilhava à noite, também é composta por dois menus degustação, com três ou quatro momentos. Trata-se duma interpretação mais leve - para apreciar conforme a disponibilidade e preferência.
O Audax Experience com três momentos custa 35 euros, sendo que a versão com quatro momentos, dada a provar ao DIÁRIO, custa 55 euros por pessoa. Abre com pargo curado com critrinos e alga, leite de castanha fumada do Curral das Freiras, ovas de salmão e pérolas de maracujá finalizadas em nitrogénio líquido. Um prato que representa na perfeição os três pilares da gastronomia madeirense onde o peixe se cruza com produto da terra e com as frutas exóticas.
Uma viagem que dá lugar ao peixe da costa, um charuteiro na grelha, servido com puré de brócolo, nage de erva caninha e caviar oscietra.
Segue-se a proteína mais icónica da cozinha madeirense, o porco, acompanhada de cevada e algas, numa recreação do tradicional arroz de couve, mas “sem couve, nem arroz”.
O repasto fecha com uma esfera de abóbora, enchida com espuma de requeijão e noz pecã, uma sobremesa vistosa, mas sobretudo gostosa.
Nas duas versões que tornam o almoço memorável é servida uma elaborada ‘amuse bouche’ que representa os peixes e confecções madeirenses, composta por tartelete de panipuri com cavala marinada, emulsão de polvo, coberta de espuma feita a partir de um escabeche de algas, humus e finalizada com caviar de mostarda e um sweet chilli em pickle.
O repasto que contempla ainda criativos petit fours a acompanhar o café.
Por mais 25 ou 35 euros a harmonização fica garantida com o pairing Audácia. Também é possível, nos dois momentos, caso o desejo fale mais alto, pedir carabineiro, cuscuz de algas e abóbora, que custa mais 25 euros.
A fusão de sabores é marca da cozinha Audax liderada pelo Chef César Vieira, onde a terra, o mar e o tempo continuam a cruzar-se num diálogo eterno, feito de contrastes, memórias e sabores intensos, numa cozinha que honra a tradição da ilhas, mas que é ponto de partida para uma experiência que provoca, emociona e transforma.
A nova aposta do Audax não mexe na essência dos jantares sem pressas que continuam disponíveis nas experiências de cinco e sete momentos, embora com novas criações sazonais, que celebram o encontro entre tradição e inovação.
O Audax abriu portas em Abril de 2023 na Rua Imperatriz Dona Amélia. É liderado por Marisa Freitas e gerido pelo filho Diogo Freitas. Serve requinte de terça a sábado e assume-se como espaço de restauração ‘fine dining’ de porta aberta para rua. Permite um roteiro gastronómico num espaço acolhedor, com lugar para 33 apreciadores da autenticidade modernizada, e transforma comida simples e tradicional das famílias madeirenses em pratos surpreendentes que trazem à memória o melhor dos dias vividos junto de quem nos trouxe ao mundo.