Ciclismo está de volta ao Eurosport
A nova temporada de ciclismo começa a ganhar ritmo, e o Eurosport emite esta semana três grandes corridas: Volta à Comunidade Valenciana masculina e feminina e a Volta aos Emirados Árabes Unidos feminina. O calendário do World Tour vai acelerando rumo à primeira grande Volta da temporada, o Giro d’Italia, que arranca a 9 de maio, mas, até lá, os fãs da modalidade poderão acompanhar várias provas de grande qualidade e emoção.
De 5 a 9 de Fevereiro, cumpre-se a 76.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana, uma corrida de grande tradição e com presença habitual de corredores portugueses. Este ano, João Almeida e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) integram a lista de pré-inscritos para este evento de cinco etapas e mais de 660 quilómetros, que atravessa diferentes localidades da região, algumas delas afetadas pela tempestade DANA no final de 2024. A prova arranca em Orihuela com um contrarrelógio de 33 quilómetros e termina na cidade de Valência. Em 2024, o triunfo coube ao norte-americano Brandon McNulty, que sucedeu ao português Rui Costa na lista de vencedores.
Já entre os dias 6 e 9 de Fevereiro, parte para a estrada o pelotão que compete na 3.ª edição da Volta aos Emirados Árabes Unidos feminina, uma corrida de estrada com um total de 540 quilómetros, divididos por quatro etapas. A partida acontece no Dubai Police Officer’s Club e a chegada final será no Abu Dhabi Breakwater. Elisa Longo Borghini venceu a edição inaugural da UAE Tour em 2023 e está de volta este ano para tentar nova vitória.
Finalmente, no dia 9 de Fevereiro, Valência celebra a dobrar. No último dia de prova da Volta à Comunidade Valenciana masculina, cumpre-se também a Volta à Comunidade Valenciana feminina, uma corrida de apenas uma etapa, que liga Alfafar a Valência numa distância de 104 quilómetros e reúne algumas das melhores equipas da modalidade. Será o adeus à montanha que marcou as últimas edições e o regresso de uma tirada plana, ideal para as sprinters, mas com uma variável que pode ser decisiva. No ano passado, a francesa Cédrine Kerbaol foi a primeira a cortar a meta, batendo ao sprint Marit Raaimakers, Federica Damiana Piergiovanni e Olivia Baril.