DNOTICIAS.PT
Cristiano Ronaldo Pessoas

Ronaldo deseja "um abençoado Eid Mubarak" aos muçulmanos

Milhões de muçulmanos celebram hoje o fim do Ramadão

None
Foto Instagram de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo que, desde a época 2022/2023 alinha pelo Al-Nassr, clube de futebol da Arábia Saudita, cuja  é religião oficial é o Islamismo, recorreu às redes socias para felicitar os fiéis mulçumanos neste que é um dia de festa.

Milhões de muçulmanos celebram, este domingo, o fim do Ramadão, quando a Lua Nova marcar a conclusão do mês sagrado de jejum, considerado um dos cinco pilares do Islão. O Eid al-Fitr (celebração que marca o fim do jejum) dá início a um novo mês lunar islâmico - o Shawwal.

"Desejo a todos que o celebram um abençoado Eid Mubarak! Que este momento especial traga alegria, paz e felicidade para vós e os vossos entes queridos", escreveu o craque madeirense, em inglês, na legenda de uma foto, partilhada na sua página oficial de Instagram, em que CR7 surge com trajes típicos da Arábia Saudita.

Durante o Ramadão, os seguidores do islamismo - a partir da puberdade e exceptuando os muito idosos, as grávidas ou menstruadas, os doentes e os viajantes - estão obrigados a não comer e beber entre o amanhecer e o anoitecer.

O jejum no nono mês do calendário muçulmano, baseado no ciclo lunar, é aquele em que os muçulmanos acreditam que, no ano de 610 depois de Cristo, o anjo Gabriel revelou o Corão (o livro sagrado do Islão) ao profeta Maomé.

A cumprirem o ano islâmico de 1446, que começou em 7 de Julho de 2024 e terminará em 25 de Junho de 2025, os muçulmanos dedicam o mês do jejum à reflexão.

O Eid al-Fitr, a celebração que assinala o fim do mês sagrado islâmico, começa com uma oração comunitária, realizada em mesquitas ou em espaços abertos, reunindo toda a comunidade.