Citroën inicia produção do novo C3 na Sérvia
A Citroën anunciou a expansão da produção do seu novo C3 para as instalações da Stellantis em Kragujevac, Sérvia, um movimento estratégico para atender à crescente procura pelo modelo que já acumula mais de 130.000 encomendas desde seu lançamento no último trimestre de 2024.
A fábrica sérvia, que passou por uma completa modernização entre 2022 e 2024 após acordo entre a Stellantis e o Ministério da Economia da Sérvia, foi adaptada para receber a nova plataforma Smart Car e optimizada para a produção de veículos eléctricos. Com mais de mil funcionários, o centro industrial conta com linhas de produção modernas, automatizadas e robotizadas, garantindo altos níveis de qualidade e produtividade.
Esta expansão complementa a produção já existente nas instalações de Trnava, na Eslováquia, que também fabrica o novo C3 Aircross. A escolha de produzir o C3 na Europa é fundamental para a estratégia da Citroën de oferecer um modelo compacto, versátil e economicamente acessível ao mercado europeu.
No primeiro trimestre de 2025, o novo C3 já se posicionou em terceiro lugar nos mercados francês e italiano, além de ocupar o segundo lugar nas vendas de automóveis eléctricos na França. Impressionantemente, 30% das vendas do modelo desde seu lançamento correspondem à versão eléctrica.
O novo C3, quarta geração de um modelo que já vendeu mais de 5,6 milhões de unidades, foi completamente redesenhado com foco no conforto, adotando a suspensão Citroën Advanced Comfort, bancos Advanced Comfort aprimorados e o conceito C-Zen lounge no painel. Incorporando elementos estéticos de SUV sem abrir mão da compacidade e agilidade características do modelo, oferece mais espaço interno e facilidade de acesso.
Disponível em versões a gasolina, híbrida e eléctrica - esta última com autonomia superior a 320 km (ciclo WLTP) – o novo C3 representa uma mudança significativa no posicionamento de preço dentro de seu segmento, tornando a mobilidade mais acessível independentemente da fonte de energia escolhida.