Prémio BPI Fundação 'la Caixa' Seniores tem 1,4 milhões para promover a autonomia e o bem-estar dos mais de 65 anos
Estão abertas as candidaturas à 13.ª edição do prémio
Arrancaram, na terça-feira, as candidaturas à 13.ª edição do Prémio Seniores, uma iniciativa conjunta do Banco BPI e da Fundação 'la Caixa'.
Com uma dotação de 1,4 milhões de euros, o Prémio Seniores visa apoiar projectos sociais que promovam a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial atenção para o fortalecimento das relações interpessoais e a prevenção de situações de fragilidade e doença.
Num contexto de crescente envelhecimento da população em Portugal, onde os seniores representam 24% da população (Instituto Nacional de Estatística, 2024), o BPI e a Fundação ”la Caixa” pretendem apoiar respostas sociais dirigidas à promoção do envelhecimento ativo e saudável, em casa e na comunidade, e à prevenção de situações de fragilidade de forma a melhorar a qualidade de vida deste segmento da população. Banco BPI Fundação 'la Caixa'
2.766 beneficiários apoiados
No ano passado, o Prémio Seniores apoiou 39 projectos, "que estão a contribuir para melhorar a vida de 2.766 beneficiários".
Entre os premiados estão projectos de apoio em áreas prioritárias como, entre outros, os serviços domiciliários, atividades artísticas e culturais, capacitação de cuidadores, literacia digital, promoção e prevenção em saúde, criação de redes de apoio voluntário e sessões terapêuticas.
Desde o lançamento em 2013 até 2024, num total de 12 edições, foram premiados 365 projectos no valor de cerca de 10,3 milhões de euros, beneficiando cerca de 75.000 seniores em situação vulnerável.
Para apoiar as entidades no processo de candidatura, o BPI e a Fundação 'la Caixa' irão realizar uma sessão de esclarecimento (online) no dia 11 de abril. O processo de candidaturas termina a 12 de Maio de 2025.
Todas as informações estão disponíveis nos sites do BPI e da Fundação ”la Caixa”.
Prémios BPI Fundação 'la Caixa' – 5 milhões de euros para a inclusão social
Os Prémios BPI Fundação 'la Caixa' 2025 - Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – têm uma dotação de 5 milhões para apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2024, os quatro prémios apoiaram 133 projetos, num total de mais de 18 mil beneficiários.
A selecção das candidaturas vencedoras é realizada em três fases: (1) avaliação técnica e objetiva dos projetos e das linhas prioritárias estabelecidas (2) exame complementar por um grupo de mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI que reúnem com todas as entidades que passam à 2.ª fase de avaliação; (3) selecção dos projectos vencedores por um júri presidido pelo sociólogo professor António Barreto.
Desde 2010, no total das 45 edições concluídas, foram atribuídos mais de 37,3 milhões a 1.168 projectos que promovem a inclusão social para apoiar mais de 231 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Cada projeto apoiado recebeu, em média, cerca de 32 mil euros.
Prémios BPI Fundação 'la Caixa' - Candidaturas e sessões de esclarecimento:
Seniores – Envelhecimento activo e saudável
Dotação de 1,4 milhões de euros
Candidaturas de 8 de Abril a 12 de Maio
Sessão de esclarecimento: 11 de Abril
Capacitar – Promover a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental
Dotação de 1,1 milhões de euros
Candidaturas de 13 de Maio a 16 de Junho
Sessão de esclarecimento: 20 de Maio
Sobre a Fundação 'la Caixa'
A Fundação 'la Caixa' iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destina 50 milhões de euros a programas para a transformação social, a investigação e a divulgação da ciência, a educação e a cultura e ao desenvolvimento sustentável.