DNOTICIAS.PT
Pessoas

Chef Júlio Pereira leva espada fumada a Madrid

‘Chefs on Fire’ terá palco dedicado à Madeira

None

O chef Júlio Pereira vai levar ao ‘Chefs on Fire', que decorre a 4 de Outubro próximo, em Madrid, o prato que exibiu no 1.º Arraial Gourmet, que se realizou na passada sexta-feira no Hotel Casa Velha do Pallheiro.

No evento que serviu para assinalar o primeiro aniversário do 'Oxalis', o chef apresentou um prato que está já há algum tempo no menu do seu restaurante Akua e que em breve vai ganhar outra dimensão. Trata-se da espada fumada, a que juntou um puré de batata-doce e de banana, assados na brasa, e que foi finalizada com um molho de champanhe, ovas de tobiko e de salmão. Um prato que, no seu entender, congrega a identidade da Madeira naquilo que é o produto.

“É um prato diferente com os produtos do tradicional  ‘espada com banana’”, sublinha, apesar de perceber que muitos madeirenses o resumem a um prato de turista. Contudo, julga estar perante “um dos pratos mais interessantes que a Madeira tem”, defendendo-o no domínio do equilíbrio dos sabores. “Se nós pensarmos no equilíbrio que existe entre o doce, o salgado, o amargo e a acidez, este é um prato completo”, argumenta.

Ao DIÁRIO revela que a participação no arraial da passada sexta-feira serviu de teste para o  ‘Chefs on Fire’ que se realiza  no início do próximo mês, em Madrid.

Trata-se de um evento gastronómico, onde conceituados chefs portugueses e espanhóis vão cozinhar exclusivamente com fogo. Júlio pereira é um dos chefs portugueses convidados e garante que o prato será servido a  1.500 pessoas que  vão ao palco Madeira no Real Jardín Botánico de Alfonso XIII, na capital espanhola.

A partilha como trunfo

Júlio Pereira é um dos chefs a trabalhar na Madeira com projecção internacional. Viu o seu Kampo obter a recomendação Michelin este ano e tem sido requisitado para participar em vários momentos gastronómicos, oportunidades que valoriza.

Há aqui uma geração nova de cozinheiros que partilha. Onde se percebe que nós ganhamos todos muito com a partilha. E na realidade a própria Madeira acho que está a atravessar uma fase tão importante e tão bonita. Em que realmente todas as entidades, todas desde os privados ao público, estão a fazer o seu trabalho de uma forma muito correcta. Acho que estamos a fazer todos, desde os empresários ao próprio governo ao turismo e à AP Madeira está a fazer um trabalho incrível. Caminhando todos na mesma direcção, na qualidade e no apostar mais naquilo que é mais luxo. Na realidade é isto que a Madeira tem para oferecer e é isto que a Madeira oferece. Sem dúvida nenhuma que estamos todos de parabéns, sejamos intervenientes neste evento - 1.º Arraial Gourmet - e noutros que vão surgindo. Isto é união e a união faz a força". Júlio Pereira