Aeroporto do Porto com ligação a Nova Iorque operada pela DELTA Air Lines
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto, da rede VINCI Airports, anuncia a chegada de uma das maiores companhias aéreas do mundo, a DELTA Air Lines, que vai ligar a região norte ao aeroporto de Nova Iorque – JFK em 2026.
A aposta da Delta Air Lines na Região Norte de Portugal confirma a crescente importância do mercado norte-americano no Aeroporto do Porto, que vem reforçar a conectividade global do Aeroporto do Porto — não apenas com o voo direto para Nova Iorque-JFK, mas também através da vasta rede de ligações da Delta Air Lines a partir desse hub. Esta rota contribui para o crescimento da indústria turística da região e oferece aos passageiros do Norte de Portugal e da Galiza mais ligações aéreas aos Estados Unidos. Refira-se a recente abertura e reforço de novas rotas intercontinentais para os EUA e Canadá, como Boston, Newark, Montreal e Toronto.
Este é um marco importante para o Aeroporto, que reforça posição do Porto como principal porta de entrada no Noroeste da Península Ibérica e é resultado do empenho das equipas da ANA e da VINCI Airports no desenvolvimento de rotas.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro atingiu mais um recorde de tráfego, ao ultrapassar em 2024 os 15,9 milhões de passageiros (+4,8% face a 2023). O crescimento da conectividade transatlântica e de longo curso é um dos vetores estratégicos, que em 2024 teve reforço de ligações aos EUA, Canadá, Brasil, Cabo Verde, Etiópia e Turquia.
Rui Alves, Diretor do Aeroporto do Porto, salienta: “Estamos particularmente orgulhosos em anunciar a chegada de uma das maiores companhias aéreas mundiais, reforçando a posição do Porto como principal porta de entrada no Noroeste da Península Ibérica. O investimento da Delta Air Lines na Região do Porto é um claro reconhecimento da crescente importância deste mercado, que mais do que duplicou desde 2019 e que deverá crescer mais de 20% já este ano. Este resultado só foi possível graças à estreita colaboração entre a ANA Aeroportos de Portugal – VINCI Airports, a Delta Air Lines, o Turismo de Portugal, a Associação de Turismo do Porto e Norte e entidades parceiras, que em conjunto trabalham para ampliar as ligações da região ao mundo.
UPGRADE - Investimentos em conforto, inovação e desempenho ambiental
Para promover o crescimento sustentado do tráfego e garantir elevados padrões operacionais, a ANA está a implementar um programa robusto de investimentos em infraestrutura e tecnologia, abrangendo todos os aeroportos sob a sua gestão.
No caso do Aeroporto Francisco Sá Carneiro estão em curso várias obras, destacando-se a modernização da pista, num investimento superior a 50 milhões de euros, que permite o aumento da capacidade de circulação de aeronaves na plataforma principal e melhoria das condições operacionais assim como intervenção nas diferentes áreas do aeroporto nomeadamente: aumento da área de controlo de segurança; criação de um novo canal para passageiros com mobilidade reduzida e famílias; intervenção na área de check in, na área de transferências e na área de bagagens; criação de uma nova porta de embarque internacional; reformulação dos acessos viários; expansão e modernização do Lounge, entre outros.
Sobre a ANA
A ANA - Aeroportos de Portugal, empresa responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, passou a fazer parte da rede VINCI Airports, em setembro de 2013. Gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja) e nas ilhas dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e da Madeira (Madeira e Porto Santo).