DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

Reabilitação de antigo hotel devoluto dá origem a 5 estrelas na zona da Ajuda

Investimento global de 20 milhões de euros partilhado entre o proprietário e o operador

None

A cadeira hoteleira The Editory Collection Hotels acaba de se estrear na Madeira, com a abertura do The Editory Ocean Way Funchal, a nova unidade cinco estrelas com vista atlântica que tem agora morada no nº 15 da Rua do Vale da Ajuda e que abre ao público com uma oferta de 98 quartos, dois restaurantes, SPA e três piscinas.

The Editory Ocean Way Funchal resulta da reabilitação de um edifício que já funcionara como hotel e que se encontrava encerrado há mais de oito anos, o que permitiu devolver o imóvel à cidade, adaptando-o às exigências actuais de conforto, eficiência e segurança, e transformando-o num novo ponto de referência na frente atlântica do Funchal que assinala a estreia da marca no destino, com uma proposta de hotelaria urbana e contemporânea, profundamente inspirada na identidade madeirense.

Investimento global de 20 milhões

A operação do The Editory Ocean Way Funchal representa um investimento relevante na recuperação e modernização do edifício e na sua transformação num hotel cinco estrelas de nova geração promovida pelo Grupo Interpatium, representando um investimento global de 20 milhões de euros partilhado entre o proprietário e o operador.

Com as obras de remodelação e reabilitação do imóvel a cargo do proprietário do edifício, toda a intervenção ao nível de Furniture, Fixtures & Equipment, mobiliário, equipamentos, decoração e tecnologia hoteleira, ficou sob a responsabilidade da The Editory Collection Hotels.

Um hotel para diferentes exigências

O hotel assume-se como um refúgio moderno entre a energia da cidade e a serenidade do mar, onde 98 quartos e suites, todos com varanda, se distribuem por seis pisos, com tipologias que vão dos quartos duplos standard às suites com vista mar. Um restaurante e dois bares complementam a oferta com propostas pensadas para diferentes momentos do dia e três piscinas (duas exteriores e uma interior) convidam a usufruir da localização atlântica em qualquer época do ano. Para momentos de lazer, o terraço com vistas panorâmicas sobre o oceano e a cidade foi pensado para desfrutar de cocktails ao final do dia ou pequenos eventos.

Entre as comodidades adicionais, destaca-se o Fennel SPA que apresenta salas de tratamento, zona de relaxamento e menu de massagens e rituais de bem-estar, e o ginásio aberto 24 horas, com equipamento de fitness de última geração.

O hotel dispõe de estacionamento, Wi-Fi de alta velocidade em todo o hotel e serviço de quartos, sublinhando uma oferta vocacionada tanto para lazer como para estadias de trabalho.

O projecto de arquitectura exterior (fachada e zonas exteriores) ficou a cargo do Gabinete RH+, responsável pela valorização da volumetria existente, pela integração paisagística e pela relação com os jardins envolventes e a zona balnear. Já o projecto de arquitectura interior e Interior Design foi desenvolvido pela Sonae Sierra, que assinou a reorganização funcional dos espaços, a distribuição de quartos e áreas comuns, bem como o desenho de ambientes contemporâneos, luminosos e orientados para o mar.

A concretização do projecto contou com uma rede alargada de fornecedores nacionais e locais, responsáveis por FF&E, materiais, iluminação, têxteis, tecnologia e soluções de conforto, numa operação que mobilizou múltiplas empresas especializadas e valorizou a contratação de serviços na região.

50 novos postos de trabalho com 95% de talento local

A abertura do The Editory Ocean Way Funchal representa a criação de cerca de 50 novos postos de trabalho, desde áreas operacionais (alojamento, restauração, manutenção) a funções de coordenação e de gestão.

Mais de 95% das posições serão preenchidas por pessoas residentes na ilha, reforçando o compromisso do Grupo The Editory Collection Hotels com a dinamização económica local, a retenção de talento madeirense e a valorização da hospitalidade genuína que caracteriza o destino.

Sabores do Atlântico: ABRA e Afe-Nafe

Na gastronomia, a aposta em ingredientes locais, produtores da Região e referências clássicas da cozinha madeirense é uma prioridade. A identidade madeirense ganha destaque na experiência gastronómica através de dois espaços de restauração que celebram os sabores do Atlântico. no ABRA, com uma cozinha de inspiração local, centrada em produto fresco e de época, não faltam referências emblemáticas da ilha como o peixe-espada-preto com banana ou o polvo e o marisco numa abordagem contemporânea.

No Afe-nafe, um bar localizado no rooftop do hotel, com espírito mais descontraído, pensado para refeições partilhadas e momentos informais, a carta privilegia pratos de conforto, petiscos e sugestões que acompanham o ritmo de quem vive a cidade e o hotel ao longo do dia. À medida que o sol se põe, o Afe-nafe transforma-se num palco de experiências sensoriais. De quinta a sábado, o rooftop ganha vida com uma programação musical diversa. 

A Madeira como inspiração: arquitectura, hospitalidade e arte

Um dos pilares da marca The Editory Collection Hotels é a ideia de que “somos os lugares onde estamos”, assumindo o território como ponto de partida para o desenho de cada hotel nas suas várias dimensões.

No The Editory Ocean Way Funchal, a ligação à Madeira reflecte-se na paleta cromática e nos materiais que evocam o Atlântico, a vegetação exuberante e a luz da ilha e o compromisso com a hospitalidade traduz-se em equipas maioritariamente compostas por residentes, com formação orientada para a cultura local e uma programação pensada para aproximar hóspedes da oferta local, reforçando a ligação com a comunidade.

No capítulo artístico, a artista madeirense Bárbara Gil, com um percurso intimamente ligado à arte pública na Madeira, assina obras exclusivas para o hotel, adicionando uma camada de sentido de lugar e fazendo da arte um dos elementos centrais da experiência de estada.

Formada em Design e em Pintura, com passagem por instituições como a UMA/IADE, a National Academy of Fine Arts em Nova Iorque, a Art Students League e a Central Saint Martins, Bárbara Gil expõe regularmente em Portugal e na Europa, tendo vindo a afirmar o seu trabalho em mercados como Tóquio e a Islândia.

Sobre The Editory Collection Hotels

The Editory Collection Hotels é um grupo hoteleiro português que reúne uma colecção de unidades em destinos como Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Lagos e, agora, Funchal, com uma proposta assente em quatro pilares: arte, comunidade, hospitalidade e sustentabilidade. Cada hotel é desenhado a partir do território onde se insere, com uma forte ligação à cultura local, à gastronomia e às comunidades, traduzida na assinatura da marca: “somos os lugares onde estamos”.