DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

"No Forno" é novo Vinho Madeira de parceria entre Barbeito e chef Octávio Freitas

Fotos DR
Fotos DR

Dia 9 de Março, o restaurante Desarma assinala o lançamento do primeiro Vinho da Madeira da Barbeito, lote do Chef Octávio Freitas e Ricardo Diogo. Vai se chamar "No Forno".

"Desarma o Tempo", o jantar a acontecer nesse mesmo dia, é uma homenagem à importância do factor tempo na evolução de um dos produtos gastronómicos mais valiosos da ilha: o seu vinho. Os convidados são um grupo de chefs e amigos detentores de estrela Michelin que chegam à ilha a propósito da Gala do Guia a decorrer, este ano, no Funchal.

As boas vindas deste encontro são feitas com uma prova  inédita  de  Vinhos Madeira de 50 anos, da Barbeito, conduzida por Ricardo Diogo, cujo desafio é mostrar a sua diversidade  e  exclusividade, bem como, a arte de quem o produz. No segundo ato, é a equipa do Desarma que brilha na sua forma tão própria de contemplar as tradições de hospitalidade, dos produtos alimentares e da cultura culinária madeirenses, a quem não falta a técnica e criatividade. Um jantar descontraído no 11º andar do hotel The Views Baía, com o 'anfiteatro' do Funchal e o Oceano Atlântico como cenário de fundo.

Este momento, tão especial, fica assinalado com o lançamento do “No Forno”: um Vinho da Madeira, Meio Seco, com alma gastronómica, criado a partir de lotes das castas Verdelho, Sercial e Bastardo, aprimorados pelo tempo; e resultado de uma (boa) conversa entre os amigos Ricardo Diogo e Octávio Freitas. Engarrafadas em Outubro de 2025, esta edição conta com 1000 unidades de meio litro.

Este momento é a minha forma de hospitalidade. Primeiro mostrar o que é a ‘minha’ Madeira, não a colegas de profissão, mas a amigos, que levarão esta experiência na sua memória. Depois, a oportunidade de comemorar este momento da receção da gala Michelin Portugal 2026, com o lançamento do meu primeiro Vinho da Madeira, o ‘No Forno’, que é outro desafio de amizade, do Ricardo Diogo da Barbeito e que se transformou numa bela aventura, agora pronta a provar. O que eu espero é que seja um momento especial entre amigos, estou a fazê-lo com muito carinho. Octávio Freitas 
O 'No Forno' é, antes de mais, uma 'conversa engarrafada'. Há vinhos que nascem puramente de uma técnica, de um terroir ou da tradição. Este, contudo, nasceu de uma conversa e de uma visão partilhada entre amigos. Eu e o Chef Octávio Freitas — uma das referências mais criativas da nossa gastronomia e merecida estrela Michelin — sentámo-nos à mesa com um desafio: criar algo novo. Selecionamos diferentes Verdelhos, Serciais e Bastardos da Barbeito, provámos e combinámos os nossos favoritos até chegarmos a um vinho com uma verdadeira vocação gastronómica. O resultado é esta mistura singular, que leva a nossa assinatura conjunta. Ricardo Diogo