Prazeres

Surpreenda-se com as diversas utilidades do ovo

None

Na passada sexta-feira, 9 de Outubro, celebrou-se o dia mundial do Ovo, oportunidade para a D7 deixar-lhe algumas ideias do que pode fazer com a gema, a clara e a casca.

Para além da culinária, os ovos e os seus restos - sim, a casca é útil - podem ter inúmeras finalidades.

O ovo é um alimento muito versátil, pois pode confeccioná-lo de diferentes formas - cozido, estrelado, escalfado, mexido e recheado - pode encontrar uma infinidade de receitas, mas o seu uso pode ir para além da cozinha!

Clara? Sim, é claro!

Máscaras faciais

A clara do ovo é rica em antioxidantes e proteína o que pode trazer muitos benefícios para a sua pele. O uso da clara como máscara facial serve para combater o envelhecimento, atenuar os poros dilatados, diminuir o excesso de oleosidade da pele e remover pontos negros.

Cola

Apesar de não ser muito resistente, a clara do ovo pode ser utilizada como cola para objectos leves, como o papel.

Para limpar couro

A consistência pegajosa da clara é útil para limpar materiais em couro e formar uma película protectora.

Atenuar olheiras

Ao aplicar as claras sob os olhos, o líquido vai minimizar o inchaço e atenuar as olheiras, de seguida deve retirar com água fria.

Gema do ovo

Condicionador de cabelo

Ao misturar a gema do ovo com um pouco de azeite e mel, a combinação torna-se num excelente condicionador para os fios. Aplique uma pequena quantidade no comprimento do cabelo e enxague com água fria.

Revitalizador de unhas

A gema do ovo é rica em proteína e vitaminas A e D, sendo benéfica para a aparência saudável da pele e crescimento das unhas.

Cascas do ovo

Fertilizante

As cascas do ovo são ricas em cálcio, potássio e magnésio, traduzindo-se num excelente adubo natural. Adicione-as no solo do seu jardim para torna-lo mais fértil.

Porta-sementes

Os nutrientes encontrados nas casas do ovo ajudam no crescimento das sementes. Para isso basta utilizar metade da casca do ovo como um pequeno vaso, adicionar terra e a semente.

Repelente de pragas

Ao espalhar pequenos fragmentos das cascas do ovo entre as plantas, manterá as pragas bem longe do seu jardim, já que o seu cheiro e a textura incomodam os visitantes indesejados.

Branquear tecidos

Coloque as cascas do ovo num saco de algodão e em seguida adicione-o à roupa na máquina de lavar, as cascas vão branquear os tecidos.

Primeiros-socorros

Ao cortar-se, esqueça os pensos rápidos. Após cozinhar um ovo retire a membrana transparente que o envolve e utilize-a para cobrir o corte, as suas propriedades ajudam na cicatrização.

Até a água que cozinhou os ovos pode ter outra vida

A água que utiliza para cozinhar os ovos é rica em nutrientes e pode beneficiar a saúde das suas plantas. Deixe-a esfriar e utilize como água de rega.

Fechar Menu