Prazeres

Aproveite o recolher obrigatório para ‘varrer os armários’

De hoje para amanhã os madeirenses celebram o Santo Amaro, varrendo os armários e procurando as sobras que ficaram do Natal para fazer uma festa e encerrar a quadra festiva.

Mas em tempo de pandemia, convém a festa ser apenas com os de casa. Esta é a nossa sugestão para a Hora da Boa Vida de hoje, uma tradição do povo de Santa Cruz que pode estender-se a todos os concelhos.

Varra os armários, coma os doces que sobraram e encerre o Natal da melhor forma.

Santo Amaro sem festa em Santa Cruz

Élia Ascensão recorda que esta festa é vivida no concelho de várias formas. As crianças, por exemplo, saem das escolas em direcção ao jardim municipal, cada uma com a sua vassoura para varrer os armários, feitas com material reciclável e até com urze.

A vereadora da Câmara Municipal de Santa Cruz referiu ainda que o Grupo de Romarias Antigas do Rochão é responsável pela feira etnográfica que já acontece há mais de 30 anos e que este ano foi interrompida pela primeira vez devido à pandemia.

“No final do dia o grupo começa a limpar a ‘cozinha’, varremos as esquinas e voltamos a beber e a comer mais”, contou, sublinhando que este ano, devido à covid-19, a festa resume-se apenas às celebrações eucarísticas que estão previstas para o dia hoje, às 17h, e amanhã às 14h. A missa do dia 15 será transmitida em directo no canal A Minha Terra.

Fechar Menu