Prazeres

Essência do Vinho arranca hoje no Savoy Palace

Está aí à porta do Savoy Palace a 9.ª edição da Essência do Vinho, evento que pensa e sente a uva de uma forma diferente graças a uma panóplia de actividades que brindam em torno da iniciativa com cunho DIÁRIO

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Haverá tempo e espaço para convidar os apreciadores a conhecer e entender as visões de produtores e enólogos, a começar desde logo com o ‘wine educator’ e somellier Guilherme Corrêa ou o jornalista especializado na Revista de Vinhos, José João Santos, publicação que dá essência à iniciativa com rótulo DIÁRIO.

A principal experiência do vinho está de regresso à Madeira após a interrupção forçada pela pandemia. A Essência do Vinho ganha novo palco, o Hotel Savoy Palace, e a programação oficial do evento começa a ganhar corpo e textura.

À Madeira chegam nomes consagrados e novos talentos da produção e da enologia nacionais, a que se juntarão experiências gastronómicas complementares. Somando as dezenas de produtores representados, incluindo representações internacionais, grandes vinhos Madeira e DOP Madeirenses, serão muitos os rótulos em degustação ao longo dos próximos três dias.

Enquanto isso, a organização preparou algumas novidades para este ano que acabamos por anunciar já aqui. Fique então a saber quem estará ao leme dos showcookings, conheça a história das quatro casas que se estreiam nesta Essência do Vinho e esteja atento aos packs de estadia disponíveis para pernoitar na unidade hoteleira que acolhe pela primeira vez o principal evento vínico da Região, uma iniciativa que tem o cunho DIÁRIO a que se junta a Revista de Vinhos e o IVBAM.

Showcookings e outras iguarias

É uma das imagens de marca dos eventos Essência do Vinho: os showcookings. Há sempre chefs convidados e desafiados a potenciar um vasto leque de ingredientes que depois entram em comunhão com o copo. Todas as sessões irão decorrer em zona exterior, como já é habitual, e o acesso é livre.

Logo neste dia de abertura poderá contar com o atrevimento de Carlos Gonçalves por detrás dos tachos, profissional que ‘joga’ em casa atendendo ao facto de ser o chef executivo do Hotel Savoy Palace.

Já esta sexta-feira será tempo de receber o grande convidado desta 9.ª edição da Essência, isto no que à comida diz respeito. Falamos do Chef Fernando Soares, proprietário e cozinheiro do Saca-Rolhas, nos Açores, restaurante considerado por muitos como o melhor espaço gastronómico do arquipélago.

Por fim, a iniciativa terá a honra de receber mais uma vez o Chef Octávio Freitas, o executivo do grupo ‘Four Views’ e amplamente reconhecido pela ligação à gastronomia regional e considerado um dos mais criativos da sua geração.

Além dos showcookings, poderá encontrar enquanto vaguear pela Essência do Vinho outros petiscos, tais como os queijos e enchidos de Cristina Ferreira, gelados artesanais da Friic, chocolates da Uau Cacau ou os brigadeiros da Lulu. Haverá ainda sopas e pratos tradicionais à disposição dos presentes.

Apreciar e reflectir sobre a Essência do Vinho

Haverá tempo e espaço para convidar os apreciadores a conhecer e entender as visões de produtores e enólogos, a começar desde logo com o ‘wine educator’ e somellier Guilherme Corrêa ou o jornalista especializado na Revista de Vinhos, José João Santos, publicação que dá essência à iniciativa com rótulo DIÁRIO.

O IVBAM e a Adega de São Vicente, através da presença do engenheiro João Pedro, e ainda o consagrado escanção Américo Pereira também são nomes confirmados para dar a possibilidade de provar, testar e saborear diversas referências.

Logo neste grande dia de abertura, Guilherme Corrêa e José João Santos serão protagonistas da prova comentada e das conversas sobre vinho. Ao longo de duas horas haverá, num primeiro momento, néctares que vão desafiar “o entendimento” e que “sobressaltam”, não só pela sua origem muita específica, mas também graças às castas e métodos de vinificação particulares.

A primeira prova comentada destaca-se igualmente pelo nível de detalhes, que vão obrigar a reflectir e a questionar. De seguida será para conversar e entender que o Vinho Madeira e o Vinho do Porto, embaixadores de Portugal no Mundo, sobretudo quando se trata do final de refeição. “Há, todavia, mais vinhos portugueses que possuem capacidade de combinação com sobremesas, menos divulgados junto do grande púbico”.

‘Vinhos de uma nota só’ será a temática abordada após nova abertura, na sexta-feira. Como uma orquestra, a maior força da enologia dos vinhos portugueses está na arte de lotear diferentes castas para atingir o 'blend' final. Porém, há excelentes vinhos monovarietais, de castas portuguesas e internacionais, que mostram a singularidade de um só instrumentista.

Nesta prova reúnem-se bons exemplos disso mesmo. Posteriormente poderá conhecer os ‘Fortificados por excelência’ da Justino’s, que apresenta ao longo de uma hora seis vinhos das suas colheitas.

Para o derradeiro brinde estão programadas duas provas comentadas e uma conversa sobre vinho. A primeira sensação começa com uma prova mistério de Américo Pereira e os vinhos apenas serão desvendados no dia.

Quem também prefere guardar segredo sobre os vinhos é o IVBAM, mas fica a garantia que em prova vão estar vinhos brancos tranquilos da Madeira e produzidos na Adega de São Vicente, que apresentam algumas características semelhantes ao ‘nosso’ generoso. A sessão será guiada pelo enólogo João Pedro. Dos vinhos do nosso solo passamos para os ‘Vinhos com nervo!’ novamente pelo vigor de José João Santos e Guilherme Corrêa, que irá remeter os presentes para “fora da zona de conforto”.

Essência arrancou com jantar vínico no Galáxia Skyfood

Uma refeição encorpada por quatro pratos a serem harmonizados com o néctar de Baco. Assim foi, em traços gerais, o jantar vínico agendado para ontem e que contou com boa adesão.

À chegada havia na mesa pão artesanal, azeite extra virgem e manteiga caseira, seguindo-se tacos do cozido do panelo e mostarda Dijon como ‘snack’. A acompanhar foi servido o espumante Marquês de Marialva.

Ussuzukuri de atum, manga, abacate, molho ponzu com pimenta da terra e erva caninha foi a entrada preparada pelo Chef Carlos Gonçalves e a sua equipa, ingredientes que harmonizaram com o Quinta do Barbusano Branco.

Para prato principal esteve reservado um bife do filete, foie gras em diferentes texturas, cogumelos king oyster caramelizados e puré de alho francês fumado. As notas do Marquês de Borba Reserva Tinto acabaram por entrar nesta via láctea de sensações que só terminou ao sabor de uma sobremesa que conjugou requeijão, abóbora, fava tonka sorvete de Vinho Madeira e bolo família com frutos secos. O toque final soou graças a um brinde com Blandy’s Bual 10 anos.

‘Packs’ de estadia

Uma das grandes novidades introduzidas nesta edição da Essência do Vinho trata-se da possibilidade de todos poderem tirar o máximo partido da experiência e do próprio Savoy Palace.

A unidade hoteleira que acolhe entre 25, 26 e 27 de Novembro a maior montra de rótulos e garrafas apresenta packs de estadia que incluem, naturalmente, o acesso ao evento. Caso seja da sua vontade pernoitar no Savoy Palace depois de apreciar o néctar de baco pode usar, no acto da reserva on-line, o código ESSENCIADOVINHO.

Já se a vontade for a de tirar o máximo proveito da iniciativa com estadia, acesso ao jantar vínico e entrada na Essência do Vinho poderá usar o código ESSENCIADOVINHOJ.

Fado e muito mais este fim-de-semana nos espaços Savoy Signature

Este fim-de-semana, o restaurante Alambique, no hotel Saccharum, na Calheta, vota a ser palco de mais uma sexta-feira de Fado, 19h30 e as 22 horas.

TSF-Madeira dá eco ao brinde

A TSF-Madeira vai acompanhar o evento em permanência com ligações aos produtores, chefs e demais presentes em emissão especial desde o Savoy Palace, unidade hoteleira por onde deverá passar alguns rostos conhecidos do panorama regional e nacional.

Regras a cumprir

A iniciativa foi preparada de forma a providenciar todo o conforto e segurança que o momento exige. Como tal, na hora de aceder à Essência do Vinho será requisitado teste rápido de antigénio efectuado com até 48 horas de antecedência ou teste PCR com até 72 horas de antecedência. Há também possibilidade de apresentar teste TRAg válido, efectuado com até 7 dias de antecedência e certificado de vacinação (neste caso os dois comprovativos).