None
Pessoas

Novo ‘single’ de Elisa Silva transborda saudade

Leia a entrevista sobre a inspiração por detrás deste ‘Na Ilha’’

Passados 5 meses da edição do single ‘Coração’, apresentado na altura após a vitória no Festival da Canção em 2020, com ‘Medo De Sentir’, a artista madeirense lança agora uma nova canção, dedicada à sua ilha natal. ‘Na Ilha’ tem letra de Elisa e Mikkel Solnado e música de Elisa, Mikkel Solnado e João Repolho. A produção esteve a cargo de Mikkel Solnado e Choro. Ao DIÁRIO/D7, a cantora falou sobre as ‘raízes’ deste novo tema, repleto de boa nostalgia, que vai ser apresentado, amanhã (dia 20 de Fevereiro), na primeira semi-final do Festival da Canção

'Na Ilha' já está disponível nas plataformas digitais:

Elisa

Artist · 26.6K monthly listeners.

O vídeo tem realização de YoCliché, André Madeira na Direcção de Fotografia e produção da Great Dane:

Entrevista

"Saudade" foi eleita Palavra do Ano de 2020. Podemos dizer que a Elisa está com saudades de casa? É essa é a inspiração para este tema?

Sim, toda eu a transbordar de saudades de casa, da vila da Ponta do Sol, da minha família, dos meus amigos... É sem dúvida a maior inspiração para este tema, a saudade de ver o mar e estar com os meus.

Como foi compô-lo em ano de pandemia?

Já antes da pandemia sentia falta da ilha e da minha família, mas é óbvio que este período agravou ainda mais a situação. Acho que compor este tema foi uma espécie de “cura” por palavras, foi pegar na saudade e torná-la em algo bonito e que de alguma forma me desse um conforto.

Mais do que saudade, este ‘Na ilha’ reflecte a vivência da artista na Madeira. Em que medida é que esta ligação da Elisa às raízes ‘atlânticas’ tem influência na música e na sua postura como artista?

Nasci e cresci na ilha, mais madeirense não podia ser! Os meus pais tiveram um papel muito importante na influência da música na minha vida, mas o facto de a ilha e a educação regional dar muita importância à cultura, também foi um grande fator. Acho que por começar a cantar desde pequena e percorrer a ilha a cantar e a conhecer artistas madeirenses, deu-me uma “educação” musical diferente, aprendi a respeitar todos os estilos e a reconhecer os talentos regionais. Quando chego a Lisboa é um mundo diferente, ninguém me conhece, e sei que tenho de “começar outra vez”, mas tive sempre presente a noção de que aprendi muito na Madeira e com os meus colegas de profissão madeirenses. Tenho muito orgulho por ser de uma ilha com pessoas tão talentosas e humildes.

O que é que distingue este ‘single’?

Ainda só saiu um, o ‘Coração’, e sinto que “Na Ilha” é dentro do mesmo estilo. É uma música leve, ‘fofinha’, que nos faz sorrir quando a ouvimos (assim espero). Distingue-se pelo tema que abordo, que é a saudade e por ser algo tão pessoal.

Em que pé está o novo álbum?

Está em fase de construção, mas muito perto de terminar e ser lançado!

Sobre a Elisa:

Elisa nasceu, em 1999, na ilha da Madeira, e começou a cantar com apenas 7 anos. Da sua infância, lembra-se do pai lhe mostrar músicas dos grandes clássicos como The Beatles, Ray Charles, Queen, ABBA, The Eagles, entre outros. A partir daí começou a ter um interesse especial pela música das décadas de 60, 70 e 80.

Já participou em vários festivais regionais e, aos 13 anos, começou a cantar em projectos e a fazer concertos pela ilha. O seu amor pelo jazz aparece aos 17, levando-a a fazer um Curso de Jazz no Conservatório da Madeira.

Em 2018, partiu para Lisboa para continuar os seus estudos, onde começa a compor músicas originais. Hoje, com 21 anos, estuda na Escola Superior de Música de Lisboa, e juntou-se à Great Dane Studios, estúdio de Mikkel Solnado, onde está a preparar o lançamento da sua carreira a solo.

Entretanto, recebeu o convite de Marta Carvalho para ser a intérprete da sua composição para o Festival da Canção de 2020. ‘Medo de Sentir’ é o nome do tema que marcou a sua estreia, que a levou à grande vitória do Festival da Canção e lhe deu passagem para a Eurovisão 2020, que infelizmente acabou por não se realizar devido à pandemia Covid-19.

Paralelamente, assinou um contrato discográfico com a Warner Music, selo com o qual foi lançado o single ‘Coração’, a 18 de Setembro de 2020.

Desde então, e mesmo com os constrangimentos que a pandemia que vivemos tem causado a tantos artistas e músicos, Elisa não parou de levar a sua voz e a sua música a todos, com diversas actuações em televisão ou usando as mais diversas plataformas e redes socias.

Os próximos meses prometem mais surpresas a começar já pela edição deste ‘Na Ilha’.