Iniciativa da Laurel conta com cerca de 20 participantes 
Prazeres

Pedro Simões Dias ensina a decifrar e interpretar perfumes na Madeira

Fundador da Comporta Perfumes, a única marca portuguesa de perfumes de nicho, realiza hoje uma formação no Savoy Palace

O último andar do Savoy Palace, eleito recentemente um dos melhores hotéis da Europa, é palco esta quinta-feira, 27 de Outubro, da formação ‘Os Cheiros E As Nossas Memórias’ promovida pela Laurel - Associação Portuguesa de Marcas de Excelência em colaboração com a Comporta Perfumes.

A iniciativa, com a duração de uma hora, está a cargo do especialista e criador de perfumes Pedro Simões Dias e reúne cerca de 20 participantes.

O objectivo da iniciativa, conforme explicou ao DIÁRIO, Pedro Simões Dias, fundador da única marca portuguesa de perfumes de nicho, - a Comporta Perfumes -, é dotar os participantes de conhecimentos que permitam a interpretação e descodificação dos perfumes.

Os participantes vão aprender, sentindo o cheiro de oito perfumes da Comporta, de que forma é que os aromas são percebidos pelo cérebro, ficando a conhecer a pirâmide olfactiva dos perfumes e aprendendo a distinguir as principais notas de uma fragrância.

Para neutralizar o olfacto os participantes têm à sua disposição água com gás e champanhe, “uma forma eficaz de amenizar o cansaço olfactivo”, revela Pedro Simões Dias. 

A 1.ª marca portuguesa de perfumes de nicho

Advogado especializado em direito da Internet e direitos de autor, Pedro Simões Dias é, há mais de 20 anos, um grande apreciador de perfumes de nicho, possuindo uma colecção pessoal de largas centenas de exemplares.

Em 2017 foi desafiado a criar a própria marca e decidiu fundar a primeira empresa em Portugal de perfumes de nicho, fragrâncias únicas criadas com os melhores ingredientes naturais. 

Comporta Perfumes é inspirada na freguesia portuguesa do norte da costa alentejana e propõe-se recriar experiências e momentos olfactivos no local.

Com uma linha de 10 perfumes unissexo, a Comporta resulta da inspiração de Pedro Simões Dias, que se auto-intitula “criador de perfumes” e quatro perfumistas, Luca Maffei , Béatrice Aguilar, Daniel Josier e Stéphanie Bakouche.

O frasco dos perfumes é o resultado de uma parceria com a Vista Alegre e representa artisticamente as estacas de madeira do Cais Palafítico da Carrasqueira, na Comporta.

“Eu não sou perfumista, nunca entro num laboratório, não toco nas moléculas, sou um ‘perfume designer creator’, tento criar ambientes e ideias para conceitos da minha marca, a Comporta Perfumes, que de alguma forma recria experiências e emoções de pessoas que passam pela Comporta”. Pedro Simões Dias