Prazeres

Jantar com insectos no NEXT foi experiência ímpar

O evento decorreu na noite de sábado no hotel da Savoy Signature e serviu para fazer 'buzz' em torno da unidade hoteleira e do conceito de gastronomia com insectos

O prometido é devido. Na noite do passado sábado, o Recharge Bar & Restaurant, no hotel NEXT, da Savoy Signature, recriou um típico mercado de rua tailandês com vista a apresentar um conceito de gastronomia com insectos, cozinhados em grelhadores, braseiros, cataplanas e paelheiras.

A ementa do evento 'Bug Appetite' foi composta por várias iguarias, cuidadosamente pensadas por Carlos Gonçalves, 'chef' executivo da Savoy Signature, e desenvolvidas pela equipa de Fernando Silva, 'chef' do NEXT, utilizando insectos produzidos em Portugal pela Tecmafoods, cujo CEO, Vasco Teixeira Esteves, participou na iniciativa.

À chegada, os clientes e hóspedes do NEXT foram recebidos, assim como a reportagem do DIÁRIO, com um cocktail fresco, acompanhado por pequeninas larvas tenebrio. Mas um dos sucessos da noite foram mesmo os tacos de gafanhotos crocantes, com salsa mexicana, abacate e manga.

Destaque ainda para a poke bowl de gafanhotos, salada de papaia verde e amendoim, que antecedeu o croquete de tenebrio, com maionese de kimuchi e lima.

À disposição dos clientes havia ainda a espetadas de grilo com molho yakiniku, cebolo e furikake, que estavam a ser preparadas ao vivo por um dos elementos da equipa do NEXT.

Para os mais esfomeados havia ainda um mini hambúrguer de tenebrio com molho barbecue. Com uma consistência diferente de um hambúrger normal, esta iguaria não também desiludiu.

Finalmente, na mesa das sobremesas havia duas propostas: brownie de larva tenebrio e tenebrio caramelizado, e também malassada com creme de mel de cana e tenebrio, gafanhotos com chocolate negro e togarashi.

No final, para os mais 'fortes', foi ainda servida uma tequila com uma larva de tenebrio.

Houve ainda tempo para uma curta apresentação de Vasco Teixeira Esteves, explicando o contexto da produção de insectos em Portugal, as mais-valias para a saúde e o ambiente, e ainda para que o director do NEXT, Ricardo Augusto, manifestasse a sua satisfação pela óptima receptividade que o evento teve junto dos clientes e hóspedes.

Ricardo Augusto garantiu ainda que o NEXT continuará a surpreender, estando já previstas algumas surpresas para os próximos tempos, a serem reveladas oportunamente.

Resta acrescentar que o jantar no NEXT contou com dois animadores de teatro e música seleccionada por um DJ.