Prazeres

Cinco hábitos para manter a concentração no trabalho

None

Independentemente do sector de actividade em que trabalha é ideal desfrutar do que faz para viver e não apenas para viver em função da remuneração que a posição lhe dá.

Pequenos rituais podem ajudar a obter satisfação no seu trabalho diário. A Adecco Portugal aponta cinco hábitos saudáveis para manter a sua concentração no trabalho.

Aprender línguas

Contabilistas e financeiros sabem de antemão quais os períodos de pico de trabalho. Os processos de fecho do mês, trimestre, semestre ou ano podem ser esmagadores. Se se encaixa nesta categoria de profissionais com picos de trabalho que pode antecipar, tente que o seu dia-a-dia seja menos sobrecarregado por folhas de Excel e que operações e números sejam aliviados por outras actividades que ajudem à concentração no trabalho, mas que possam enriquecer o seu portefólio de competências pessoais e dar-lhe vantagem em situações sociais.

Considere em descarregar uma aplicação 'Word of the day' para o seu telemóvel. Se passar cinco minutos a memorizar uma nova palavra todos os dias, vai descobrir que, em breve, estará a falar uma língua totalmente nova. 

Ouvir música entre entrevistas

Entre entrevistar candidatos, tratar de processos de onboarding, ultrapassar as reuniões diárias, gerir conflitos e tratar de todo o tipo de questões interpessoais, os profissionais de Recursos Humanos são um bom exemplo de quem passa horas do seu dia a ouvir e a lidar com as pessoas.

Por isso durante um dia ocupado, aproveite para ouvir uma música de que gosta.

Há vários estudos que demonstram que ouvir música de que se gosta realmente faz com que o cérebro liberte dopamina, um neurotransmissor que tem estado ligado a sentimentos agradáveis. Este é o tipo de hábito de trabalho saudável com que nos podemos recompensar no trabalho.

Caminhadas

Profissionais administrativos e de escritório acabam por vezes colados às suas secretárias durante quase toda a sua jornada de trabalho. Se puder faça uma pausa para se alongar, levante-se, mova o pescoço lentamente em várias direcções. É simples e faz milagres ao seu bem-estar físico e mental. Aproveite também para fazer caminhadas na sua hora de almoço.

Alongamentos

Os profissionais dos sectores de indústria, logística ou manutenção são frequentemente sujeitos a actividade física intensa durante a sua jornada de trabalho.  É uma boa ideia descansar durante as pausas previstas, mas não significa que deva estar sentado e totalmente inactivo, o que pode levar a rigidez muscular. Prevenir as lesões e a rigidez com alongamentos de compensação é o ideal.

Desligue-se e ligue-se a aplicações 'felizes'

Se trabalha longas horas em frente dos ecrãs saiba que existem uma série de aplicações para smartphones concebidas para cuidar da saúde mental.

Muitas são gratuitas e que promovem a calma, a atenção e ajudam a meditar.