Prazeres

Jovem barmen idealizou cocktail que evita desperdício e venceu concurso

Quer ser conhecido internacionalmente e vai investir na sua formação com os 500 euros que recebeu na final do festival de cocktails Miles Madeira

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Augusto Ribeiro levou ontem para casa um cheque de 500 euros e vai pegar no dinheiro para investir na sua formação. “Aprender mais” é o jovem barman quer fazer na área onde já trabalha “há uns cinco anos”.

“Quero ser conhecido internacionalmente como muitos dos barmen que eu conheço. Quero que falem de mim e dos meus cocktails”, atirou depois de vencer o concurso do festival de cocktails Miles Madeira, que decorreu no Galáxia Skybar, no Hotel Savoy Palace.

E vamos ouvir falar, mais que não seja pela própria elaboração do cocktail vencedor, criado especificamente para “evitaro desperdício”.

Senão vejamos. A bebida foi preparada à base de uma infusão de rebentos de ervilha - que iriam para o lixo – com gin, calda de açúcar branco “para dar alguma elegância e doçura” e por fim “uma água de citrinos e o nosso Vinho Madeira meio seco, de cinco anos, para fazer prevalecer todos os sabores deste cocktail finalizado com água tónica para lhe dar frescura e gaseificação”. Em relação à de apresentação, o copo levou uma pincelada de mel com flores desidratadas.

O cocktail que ganhou era muito distinto, porque teve uma apresentação muito original. A questão da sustentabilidade é actual e também é uma maneira de introduzirmos o Vinho Madeira a pessoas mais novas, que se revêem neste género de bebidas, sobretudo com jovens tão talentosos como o que ganhou. Francisco Albuquerque, enólogo da Madeira Wine Company
Barman Bar/Hotel
1.º Augusto Ribeiro Three House
2.º Eusébio Silva Nos Copos
3.º Pedro Sousa Quintal On the Rocks
4.º Carlos S. Tiles
5.º Bruno Olival Ilha Kafé
6.º Arnaldo Pereira Minerva