Prazeres

Dois restaurantes madeirenses juntam-se ' à Roda do Queijo de São Jorge DOP'

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Os restaurantes madeirenses 'Kampo' e 'Já Fui Jaquet' juntam-se 'à roda do queijo de São Jorge DOP', uma iniciativa promovida pela Uniqueijo e pela LactAçores. No fundo, mais de 20 chefs nacionais são desafiados a fazerem criações originais nos seus restaurantes, celebrando este produto exclusivamente nacional e único no mundo.

Entre 20 e 29 de Janeiro, os participantes irão trabalhar as diferentes curas - 7, 12 e 24 meses - e apresentar nos seus menus pratos originais, assim como tábuas de queijos que apresentam o produto no seu estado original.

"O Queijo São Jorge DOP, reconhecido a nível nacional e internacional, é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge há mais de 500 anos, desde a sua descoberta em meados do século XV. Produzido na Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de S. Jorge, UCRL - e comercializado pela LactAçores, é feito a partir de leite de vaca cru, coalho e sal, apresentando um aroma forte e sabor ligeiramente picante. Tem um teor de gordura de 36%, e as curas variam entre 3 e 36 meses. As características distintas do queijo São Jorge DOP resultam das condições edafoclimáticas únicas desta ilha, que originam pastagens de culturas variadas, resultando num queijo de qualidade superior", refere nota da organização.

“De geração em geração tem havido uma dedicação e cuidado crescente em preservar e promover a genuinidade e excelência do Queijo São Jorge DOP, um produto único no mundo, criado com a melhor matéria-prima que só a natureza da Ilha de São Jorge pode oferecer, e que é um excelente representante da qualidade nacional”, refere António Aguiar, presidente da Uniqueijo.

“Esta iniciativa procura divulgar e consolidar o valor deste produto de excelência, reconhecido internacionalmente, em parceria com o trabalho essencial dos chefs e equipas que trabalham o Queijo São Jorge DOP, e com o consumidor final, que poderá provar diferentes curas e pratos criados especialmente para esta ação”, acrescenta Pedro Tavares, presidente da LactAçores. “Realçamos o empenho da nossa equipa e produtores, que têm vindo a desenvolver propostas inovadoras e de qualidade superior, com o objetivo de elevar e posicionar o Queijo de São Jorge em Portugal e além-fronteiras.”, conclui.