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Produtos e Marcas

IKEA Portugal cresce 10,8% e prepara entrada na Madeira até final do ano

60 milhões de euros de investimento no ano fiscal de 2024 no desenvolvimento do negócio e das pessoas no País

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A IKEA Portugal, parte integrante do Grupo Ingka, registou, no ano fiscal de 2023 (1 de Setembro de 2022 a 31 de Agosto de 2023), um desempenho de vendas positivo de 611 milhões de euros.

Trata-se de um aumento de 10,8%, face ao ano anterior (552 milhões de euros no ano fiscal de 2022). No mesmo período, o Grupo Ingka, a nível global, verificou um crescimento de 5,7 % (total de 41,7 mil milhões de euros), informa a IKEA Portugal.

Apesar de todas as condicionantes externas, e do atual contexto de instabilidade económica e geopolítica, a IKEA Portugal continua comprometida com a sua visão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas, investindo no desenvolvimento do negócio e das suas pessoas. Além disso, a IKEA abriu novos pontos de contacto em diferentes zonas do país, com destaque para a inauguração de três novos Estúdio de Planificação e Encomenda em Vila Nova de Gaia, Almada e Lagos. Lisboa e Madeira estão em fase de conclusão, com previsão de abertura até ao final deste ano. IKEA

"As vendas da IKEA Portugal são o reflexo da crescente importância da casa na vida das pessoas e também do nosso investimento contínuo em melhorar a experiência de compra dos nossos clientes. Continuamos profundamente comprometidos em melhorar a vida em casa de um número cada vez mais amplo de portugueses, garantindo soluções acessíveis, sustentáveis e de qualidade. Impactando positivamente ao mesmo tempo a vida dos nossos clientes, dos nossos colaboradores e do nosso planeta”, afirma Helen Duphorn, CEO e CSO da IKEA Portugal.

De resto, a marca afirma que espera investir cerca de 60 milhões de euros, durante o ano fiscal de 2024 nestas mesmas prioridades, ano em que assinala o seu 20º aniversário no país.

Grande parte deste investimento está, por isso, direccionado para a redução de preços: com base nos sólidos resultados alcançados no ano fiscal de 2023, a IKEA Portugal anunciou recentemente um investimento de 13 milhões de euros para reduzir preços dos seus produtos ao longo do actual ano financeiro. Este compromisso demonstra o empenho contínuo da empresa em tornar os produtos IKEA mais acessíveis aos seus clientes em Portugal.

A transformação digital é uma prioridade da IKEA Portugal. Há quatro anos, as vendas online da marca de origens suecas representavam cerca de 4% do total de vendas, mas no ano fiscal de 2023, as vendas através de canais remotos representaram 21%. Este aumento significativo é reflexo das alterações de comportamento dos consumidores portugueses, mas também do compromisso e investimento da IKEA em oferecer uma experiência de compra cada vez mais conveniente, inspiradora e acessível, independentemente do canal que o cliente escolha. IKEA