DNOTICIAS.PT
Produtos e Marcas

7 em cada 10 portugueses admitem usar menos do que esperavam os artigos comprado na Black Friday

None
Foto Shutterstock

A Black Friday é, por muitos, o evento comercial mais esperado do ano, sendo tradicionalmente marcada por grandes descontos e oportunidades de compra. No entanto, segundo um recente estudo realizado pela Wallapop, plataforma de produtos reutilizados, 7 em cada 10 pessoas admitiram utilizar menos os produtos comprados do que o esperado.

De acordo com os dados, 76% dos portugueses confirmaram ter adquirido pelo menos um produto durante a Black Friday do ano passado, contudo, o estudo revela que 37% dos portugueses não planeiam fazer compras de todo nesta data e apenas 16% está a considerar a compra de 4 ou mais produtos.

Em contraste, a prática de reutilização tem vindo a ganhar força e os portugueses consideram, em média, comprar apenas 2 produtos na Black Friday deste ano. Segundo o estudo La Rede del Cambio da Wallapop, 83% dos portugueses já adoptaram o hábito de comprar e vender artigos de segunda mão, tanto por motivos económicos, como por razões ambientais, com 8 em cada 10 portugueses a já considerar a sustentabilidade como um factor-chave nas decisões de compra.

De acordo com o estudo, os portugueses acreditam que poderiam ganhar, em média, cerca de 84 euros ao vender os artigos que compraram na última Black Friday, mas que não utilizam, sendo o vestuário, os smartphones e os livros os artigos mais frequentemente vendidos. No entanto, o mesmo top de produtos mantém-se quando questionados sobre os artigos que estariam mais dispostos a comprar em segunda-mão na Black Friday, subindo os smartphones para o primeiro lugar, seguido de roupas e livros.

A Wallapop destacas as três principais vantagens de optar pela compra e venda de produtos reutilizados nesta Black Friday

1.      Recuperar algum dinheiro – cerca de 74% dos portugueses admitem considerar colocar à venda artigos que já não utilizam para financiar as suas próximas compras na Black Friday, com 27% jovens a admitir já o fazer regularmente.

2.      Encontrar preços mais baixos – de acordo com o modelo de impacto da plataforma, um utilizador típico do Wallapop pode poupar cerca de 362 euros por ano.

3.      Consumir de forma sustentável - só em 2023, graças à reutilização de produtos na Wallapop, foram evitadas mais de 524 000 toneladas de emissões de CO2, bem como o consumo de quase 20 mil milhões de litros de água, mais de 22 000 toneladas de plástico e 84 000 toneladas de metal.

E, tratando-se de uma época de consumo elevado, a Wallapop oferece igualmente algumas dicas para que a Black Friday seja uma experiência mais equilibrada e segura:

1.      Defina um orçamento – estabeleça um limite de gastos para não sair do seu orçamento. Na Wallapop, pode utilizar a funcionalidade 'Wallet' para gerir as suas compras e evitar surpresas.

2.      Evite compras impulsivas – crie uma lista de desejos para identificar e adquirir os produtos de que realmente necessita.

3.      Compre de Forma Segura – para evitar fraudes, opte por realizar todas as transações dentro das plataformas onde adquire os produtos, como a Wallapop, que oferecem garantias e mais segurança nas compras.