DNOTICIAS.PT
Dumpling de caranguejo com tobiko preto tem a assinatura António Bóia e abriu o repasto.
Prazeres

'Duetos' com sabor a Ásia

Rui Pinto, Chef do Avista Ásia, acolheu o chef executivo do JNcQUOI, António Bóia. A fusão encantou os que participaram no primeiro de três eventos com a chancela PotoBay

Os sabores icónicos do JNcQUOI, o restaurante do grupo Amorim Luxury, voltaram a invadir a Madeira. Isto porque arrancaram ontem e com mestria os ‘Duetos’, desta feita em dose tripla, tendo como palcos aos restaurantes Avista e Avista Ásia, localizados no hotel 5 estrelas 'Les Suites at The Cliff Bay'.

Uma parceria que rende dois jantares exclusivos e um passeio de catamaran, marcado para amanhã, que promete uma "degustação gastronómica inesquecível".

Ontem o Chef Rui Pinto do Avista Ásia recebeu o Chef Executivo do JNcQUOI, António Bóia, cabendo-lhe conceber um jantar de fusão asiática. O menu com 5 momentos contou com alguns dos pratos de assinatura do restaurante convidado, conjugados com ingredientes da Madeira entre os quais produtos da horta PortoBay.

O anfitrião  partilhou o couvert, composto por pão vapor, cebolinho, nori e tártaro; um  crudo hamachi, como molho de gengibre e miso, yuzu, caviar fumado e cebolinho e ainda gamba violeta, com kohlrabi, azeitonas e maçã verde.

António Bóia concebeu o dumpling de caranguejo com tobiko preto que abriu o repasto. Coube-lhe ainda confeccionar o bodião a vapor sichuan, servido com cogumelos orelhas de judas, malagueta, pimenta sichuan, gengibre alho e arroz jasmim e o entrecosto caramelizado com pak choy, molho jncquoi, cajus, malagueta, chalotas e coentros. O repasto fechou com a sua famosa baba de rinoceronte, uma sobremesa feita com creme de chocolate, caramelo, doce de ovos, bolacha e nata.

Hoje cabe ao Chef João Luz receber António Bóia que traz directamente da Avenida da Liberdade a essência do restaurante JNcQUOI Avenida para uma experiência gastronómica que privilegia ingredientes únicos como o lavagante e o foie gras. O menu de 5 momentos destaca 4 pratos característicos do JNcQUOI como a Paletilha e a Baba de Dinossauro.

Amanhã, o Avista e o JNcQUOI prometem surpreender com uma festa gastronómica em alto mar, num passeio de catamaran pela costa madeirense que será o pano de fundo para uma degustação gastronómica que funde os sabores asiáticos e mediterrânicos.

Foram vários os madeirenses, entre os quais o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, e turistas que participaram no primeiro dos três eventos que trazem à Região os sabores asiáticos com um toque de António Bóia, como documentam as fotografias captadas pelo Miguel Espada. Um evento que arrancou com um welcome drink e que foi acompanhado de um wine pairing de excelência.

Os participantes aplaudiram o trabalho que saborearam, destacando a qualidade, serviço e profissionalismo dos vários envolvidos no primeiro jantar.

Os 'Duetos' trouxeram de volta à ilha aquele que é considerado o mestre da gastronomia portuguesa e que tem boa impressão dos produtos da Madeira e uma relação profissional com a empresa FN Hotelaria .

O Chef António Bóia está à frente da cozinha do JNcQUOI desde o início deste projecto, em 2016. É reconhecido pela criatividade e domínio das técnicas de culinária, nasceu em Bragança e mudou-se para França aos 15 anos, onde deu os primeiros passos na indústria hoteleira. Depois de uma formação na conceituada escola Le Cordon Bleu, em 1992  regressou a Portugal onde contou com passagens pelo Alcântara Café, Hotel da Lapa, Penha Longa Hotel, Ritz Four Seasons e Expo-98, entre outros projectos de grande responsabilidade como as Olimpíadas de Culinária. É actualmente o Chef Executivo dos restaurantes JNcQUOI, sobre os quais a D7 fez reportagem em 2019, que pode revisitar.