DNOTICIAS.PT
Prazeres

Ousadia à mesa

Castanheiro Boutique Hotel assinalou o seu 10.º aniversário com repasto composto por sete momentos

None
Fotos de Martim Leitão

Na 3.ª edição do ‘À Mesa no Castanheiro - Chef Maurício Gonçalves convida...’, o Chef Alexandre Silva foi estrela.

O Castanheiro Boutique Hotel assinalou o seu 10.º aniversário com a 3.ª edição do ‘À Mesa no Castanheiro - Chef Maurício Gonçalves convida...’, evento que trouxe no final de Julho ao Restaurante Tipografia o Chef Alexandre Silva - estrela Michelin no restaurante LOCO, em Lisboa - naquela que foi uma colaboração gastronómica que colocou à mesa a ousadia, a intensidade e a criatividade dos percursos de cada um dos chefs, celebrando os sabores autênticos dos melhores produtos madeirenses.

Do menu festivo constaram quatro propostas com assinatura do chef Alexandre Silva e três de Maurício Gonçalves.

Ao convidado coube um arranque vistoso composto por uma trilogia colorida com tartelete de atum, arroz de espigos, batata, novilho e louro,  harmonizado pelo vinhos do Dão, Quinta Lemos Rosé 2023.

Deu ainda a provar pargo confitado, com pil pil, óleo de salsa e cuscuz de caldeirada, acompanhado de Atlantis Verdelho de 2024.

A terceira proposta, de carne, consistiu no peito de pato fumado, couve flôr caramelizada e couve kalé e jus, acompanhada de um vinho do Douro Supeior, o Rui Reboredo Madeira 2017.

Para sobremesa serviu bolo de mel ervilha e Wasabi, maracujá e banana, acompanha da sidra meio doce da Quinta da Moscadinha, a Madeira Royal Cider 2023.

O  anfitrião abriu o serviço com gaiado, aromas de crustáceos da costa, maga da fajã laminada e coentro, sofrito, proposta acompanhada de Atlantis Verdelho de 2024.

Trouxe ainda carne vinho e alhos, torra de pão de Santana e uma cremosa de abóbora, harmonizada com Virgo Verdelho de 2022 do Alentejo.

E fechou o repasto com ananás desidratado, leite queimado, requeijão e gelado de lima, também harmonizada com a Madeira Royal Cider 2023.

Um serviço completo com pão fermentação de natural, pasteta e manteigas a abrir e um rum da Madeira 970 a acompanhar o bolo de aniversário.

O projecto

‘À Mesa no Castanheiro, Chef Maurício Gonçalves convida...’ é uma iniciativa do Castanheiro Boutique Hotel que traz conceituados chefs nacionais ao Funchal para criar jantares exclusivos a quatro mãos, celebrando a herança gastronómica da Madeira.

Antes de cada evento, o chef convidado embarca numa jornada pela ilha - visitando mercados e produtores locais - para seleccionar pessoalmente os ingredientes que inspirarão o menu colaborativo.

O restaurante Tipografia, nas edições anteriores, já recebeu chefs como André Cruz, Miguel Laffan, Ana Magalhães e Ljubomir Stanisic.

O anfitrião

Natural da Ilha da Madeira, o Chef Maurício Gonçalves conta já com 20 anos de carreira, tendo formação e experiência em algumas das instituições mais prestigiadas da região, como a Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira. Trabalhou na cozinha de diversas Quintas do grupo Charming Hotels Madeira, onde desenvolveu o seu próprio estilo gastronómico, marcado pela qualidade e pelo respeito pelos produtos naturais da sua ilha.

A formação contínua é uma parte essencial do seu percurso, tendo passado por diversas experiências com chefs de renome nacional.

 Participou em várias iniciativas com chefs internacionais, como o jantar Les Étoiles de Mougins na Madeira, com o Chef Phillip Joannes, realizado na Quinta das Vistas, e o Festival das Trufas, com o Chef Thomas Faudry.

Em 2015, foi convidado a integrar o novo, familiar e ambicioso projeto do Castanheiro Boutique Hotel como Chef Executivo do restaurante Tipografia, onde actualmente desenvolve o seu trabalho.

O convidado

Durante anos, Alexandre Silva sonhou em ser saxofonista - até o seu primeiro contacto com as cozinhas do Hotel Lisboa Plaza revelar a adrenalina, trabalho de equipa e energia contagiante deste mundo. Essa inquietação define a sua abordagem: uma busca constante por inovar, desafiar convenções e inspirar os comensais a fazer o mesmo.

Após formação em Cozinha, Pastelaria e Gestão de F&B (Escola de Hotelaria de Lisboa) e Gastronomia Molecular (Instituto Superior de Agronomia), Silva destacou-se como chef executivo do Bocca e vencedor do Top Chef (RTP, 2012), conquistando um estágio no lendário El Celler de Can Roca (Espanha).

Em 2014 lançou os seus próprios projectos: um espaço no Time Out Market Lisboa e, no ano seguinte, o revolucionário LOCO. Com apenas 24 lugares, este conceito de "fine-dining disruptivo" conquistou uma estrela Michelin em apenas oito meses - distinção mantida há seis anos consecutivos - além de prémios como Garfo de Ouro (2016), Garfo de Platina (2017) e Chef do Ano (2017) do Expresso.

Em 2019 apresentou o FOGO, um conceito ainda mais ousado. Apesar de inaugurar três meses antes da pandemia, tanto o LOCO quanto o FOGO continuam a surpreender com uma criatividade sem limites.