Prazeres

Carminho é a convidada da estreia de 'Histórias do Fado' na RTP1

A partir desta sexta-feira, 4 de Dezembro, o novo programa da RTP1, 'Histórias do Fado' vai percorrer a cidade de Lisboa à boleia da canção portuguesa para desvendar os seus mitos e lendas, mas também para cantá-lo com toda a alma de um povo.

Em 'Histórias do Fado', figuras ligadas a este género musical atravessam a memória da cidade de Lisboa para descobrir de quantas formas se pode sentir o fado. Das casas de fados favoritas às histórias de Amália, as histórias do fado terão convidados que irão levar os espectadores aos seus lugares de eleição, contarão histórias que ali viveram e presenteiam com actuações nos locais mais inusitados. 

Nomes como Carminho, Camané, Ricardo Ribeiro, Mário Pacheco, Hélder Moutinho e, já de uma nova geração, os jovens Gaspar Varela, Teresinha Landeiro e João Filipe, viajam por algumas das casas de fado mais lendárias de Lisboa, revivendo momentos, noites vividas e emoções cantadas.

'Histórias do Fado' é uma ideia original de Ana Martins, Catarina Pinheiro, Francisco Borges, Francisco Andrade, Nuno Peleira e João Afonso. 

"Mais do que simplesmente cantar, os convidados do programa quiseram apaixonar os telespectadores partilhando algumas das histórias vividas na primeira pessoa e muitas outras já contadas e passadas por fadistas de outras gerações. Quiseram envolver-nos na sua própria paixão e visão que têm do Fado e suas nuances, quiseram contar-nos a sua própria história de Amor com este, que é já Património Imaterial da Humanidade" RTP1

A fadista Carminho é convidada do programa de estreia, que é exibido às 22h45. A artista partilha um momento especial, o local onde tudo começou: a Taverna do Embuçado, casa de fados dos seus pais, fechada há vários anos e onde não entrava desde criança.

Carminho brinda os espectadores com uma actuação especial neste local. Pelo caminho, mostra também onde actuou pela primeira vez, fazendo paragens obrigatórias no Nelo do Twist, na Tasca do Chico e em Alfama, onde lembra com saudade pessoas do Fado que a marcaram para sempre, como Beatriz da Conceição.

Cada programa terá espaço para pequenos momentos musicais inéditos, os quais, juntamente com as Histórias, ajudarão a desenhar um roteiro emocional da noite de Fados lisboeta. Este é assim um programa que nos transporta ao epicentro do Fado tradicional, nos leva a conhecer e a relembrar algumas das figuras mais míticas de sempre e a voltar a apaixonar por uma das nossas maiores tradições culturais no mundo. Histórias do Fado! O Fado nas histórias que se contam..." RTP1
Fechar Menu