Pessoas

Sofia Caldeira vai criar o espumante Alumni UTAD 2022

Sócia-gerente da empresa Duarte Caldeira & Filhos – Seixal Wines foi nomeada na 'A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021'

None Ver Galeria

Vem aí um espumante' Terras do Avô', do meio do atlântico para o centro do Douro

Num ano de importantes reconhecimentos públicos para os vinhos 'Terras do Avô', a sócia-gerente da Duarte Caldeira & Filhos – Seixal Wines, Sofia Caldeira, viu o seu trajecto no mundo dos vinhos ser reconhecidojá que ficará responsável por apresentar, no próximo ano, o espumante Alumni UTAD. 

A iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde se licenciou em Engenharia Agrícola,  consiste em que antigos alunos produzam vinhos Alumni para a instituição. Desde 2017 que 3 enólogos/ produtores são nomeados para fazerem um vinho branco, um vinho tinto e um vinho do Porto. Este ano pela primeira vez, o antigo reitor desafiou um quarto antigo aluno a fazer um espumante.

Na gala de apresentação dos novos vinhos, os antigos alunos em causa têm a missão de nomearem um sucessor para a sua categoria. Foi o que aconteceu a 18 de Novembro, com Jorge Dias, director da maior empresa de vinho do Porto, e responsável pelo primeiro espumante Alumni, a nomear a madeirense como a sua sucessora para 2022.

Sofia Caldeira sente-se "honrada" terá que produzir um Espumante Alumni para ser apresentado na gala do próximo ano, sendo certo que será um 'Terras do Avô'

A nomeação ocorreu na 'A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine Collection 2021',  na qual o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou o contributo dos enólogos formados na UTAD para a melhoria da qualidade dos vinhos portugueses e para a projeção internacional do País.

Sofia Caldeira espera "fazer a diferença"  com a produção do novo espumante' Terras do Avô',  missão que viaja do meio do atlântico para o centro do Douro com o propósito de honrar distinções recentes. Por estes dias mostra novidades vínicas na 'Essência do Vinho', evento com rótulo DIÁRIO e que decorre até amanhã no Savoy Palace.