Pessoas

Turma da Escola Horácio Bento de Gouveia reinventa ensino à distância

None

A turma 7.º 1, da EB 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia, no Funchal vive o ensino à distância de uma forma diferente, sobretudo na alua de inglês. Os alunos celebraram a chegada do Ano Novo Chinês, a 12 de Fevereiro, na disciplina de Inglês, por ser um evento fortemente celebrado pela comunidade asiática em Londres. Os trabalhos foram realizados à distância, devido à implementação do estudo em casa numa altura pandémica.

E porque Fevereiro é o mês do amor, houve oportunidade para abordar este assunto e descobrir a alma gémea na turma, através de um bingo. “Usando as salas de trabalho disponíveis para grupos na plataforma online, percebemos que temos mais semelhanças do que diferenças e espalhamos a nossa amizade virtualmente”, explica o professor de inglês e mentor destas actividades.

Por altura do Carnaval, festividade tão empolgante na Madeira, que este ano foi celebrado de forma mais discreta, houve o Dia da Panqueca, actividade muito celebrada nas escolas britânicas. A iniciativa juntou Pais e filhos para um momento ‘live’ de culinária, com as panquecas no menu, através de ingredientes portugueses, mas comunicando sempre em língua inglesa.

Há já outras actividades pensadas para os meses de Março, Abril, Maio e Junho, envolvendo pequenos e graúdos, já que o apoio das famílias na retaguarda “aumenta as probabilidades de sucesso académico e de aproximação entre os conteúdos programáticos e a verdadeira escola inclusiva do século XXI, conjungando a planificação com menos barreiras à aprendizagem com a criatividade, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico”, diz o professor de língua inglesa, referindo ainda que celebrar aspectos culturais permite “trabalhar a proficiência da língua de forma natural, num contexto apelativo à participação activa dos alunos”. Desta forma, é possível introduzir ou rever vocabulário e estruturas gramaticais, associadas a uma festividade que são apenas o pretexto para usarmos a língua inglesa.