None
Pessoas

30 anos a criar eventos

Sérgio Nóbrega assinala hoje três décadas de percurso profissional. Quem o conhece louva-lhe a criatividade e a capacidade de trabalho

Sérgio Nóbrega comemora hoje ‘30 anos de eventos’, data que será assinalada num dos lugares míticos da noite funchalense, e estreia a nova rubrica multimédia do DIÁRIO ‘Nem só Tony tem carreira’, espaço que visa assinalar percursos profissionais.

Conhecido como produtor especializado em eventos e comunicação, o que o levou a integrar grupos de trabalho e formações ligadas a algumas das maiores empresas regionais, nacionais e internacionais, Sérgio Nóbrega assume-se como um “abre latas” dos eventos.

No princípio era um miúdo curioso a crescer num ilha que ainda era muito fechada, em que a vida nocturna e os eventos eram olhados com desconfiança e suspeição. Eram vistos de forma muito depreciativa. Algumas décadas e muitas noites depois, fiz disso a minha vida e sinto que fui um ‘abre latas’, pois fui abrindo caminho conforme consegui e muitas vezes vejo que nesse caminho outros prosseguiram, e isso basta-me, faz-me sentir bem”. Sérgio Nóbrega

Também por isso sente-se um privilegiado. “Trabalhei com os melhores do mundo na minha área e isso faz-me sentir realizado”, constatando que de todos o mais marcante foi o Emanuel Rebelo, que julga ser “uma máquina”.

No balanço de um caminho já percorrido entende ser “a soma de todas as pessoas” com quem já trabalhou e fecha um ciclo já a pensar numa nova etapa.

Gostava de demonstrar que é possível ter uma produtora de conteúdos a conceber e produzir da Madeira para o mundo". Sérgio Nóbrega

Algumas desta convicções, sonhos e etapas foram partilhadas na TSF, na amanhã de hoje, numa entrevista em que assumiu as dificuldades em  organizar eventos na ilha e em que admite que pouco faria de diferente no percurso profissional se começasse tudo de novo.

Quem o conhece gaba-lhe o “bichinho” pelas noites temáticas com “produção cuidada e diferenciadora”, por sinal, experimentada numa diversidade de projectos próprios ou em parceria, privados ou para entidades para quem trabalhou, entre os quais se destacam o Funchal Fashion Week e a Fashion TV Party Clube Naval do Funchal e mais tarde a Fashion TV Party no Instituto do Vinho Madeira e Madeira Fashion Awards.

Numa altura propícia e de grande arrojo da noite madeirense, abre com alguns amigos o ‘Fashion Club Avenida’ no Marina Shopping, na altura com o espaço a acompanhar as grandes tendências internacionais, onde se destacava o branco e as luzes que pintavam o espaço de cada cor, consoante a temática da noite. “Não imagina a trabalheira que isso dava. Na altura os leds eram uma miragem, então recortávamos círculos de papel celofane e mudávamos as dezenas de focos do espaço todos os meses... e aí deu-se uma explosão de grandes nomes internacionais que por lá passaram Dorfemeister, Nicola Conte, Koop, Fase Action, Françoise Kervokian, Anthony Millard, entre outros, e os nacionais Yen Sung, Pedro Casanova, Michael C, Diogo Freitas, Rodrigo Portugal”, recorda, enfatizando os tempos de ouro, “um público incrível, com uma programação cuidada digna de qualquer grande cidade europeia".

Em 2001 dedica-se à organização de projectos com a sua assinatura, a par de outros em parceria, onde se destaca o Cais Vip na Marina do Funchal e mais tarde a abertura do Musica Bar (Marginal). Já na altura fundia concertos com exposições. Depois é contratado por Frederico Fernandes para reforçar a SIRAM Eventos, tendo vindo a conceber e implementar projectos como Açores Fashion Week; Fashion Gate 23; e o Festival Rock de Ponta Delgada onde actuou Jamiroquai.

Em 2007 ruma a Lisboa, contratado pelo Grupo Ligações Portugal, implementa a primeira agência de conteúdos programáticos nacionais a New Entertainment, desenvolvendo estratégias de comunicação e eventos para marcas e instituições de “enorme notoriedade” em Portugal.

Em 2009 é escolhido para liderar a implementação do projecto ‘Sensation White’ da empresa ID&T (maior empresa do mundo de eventos) tendo alcançado por duas vezes o título de melhor evento nacional, em 2009 e 2010. Depois ingressa no Grupo Be One, ajudando a desenvolver os projectos da agência, sendo mais tarde um dos “cérebros" na concepção do Bliss Algarve.

Em 2011 é contratado pelo Canal Fashion TV como Events Manager a nível nacional, um trajecto que marca uma viragem nos eventos premium em Portugal, organizando dezenas de iniciativas âncora da marca internacional, entre as quais se destaca o Fashion Awards Portugal, as Fashion Tv Parties e os Fashion TV Privés, que implementa de norte a sul do país. Pelo meio novamente os bares, com abertura do primeiro ‘Boutique Club’ de Lisboa, o Puro Vício, e mais tarde o Wonderklub e o 1st Floor.

Em 2015 é o responsável (juntamente com Bruno Melim e José Paulo do Carmo) pela festa de Miguel Albuquerque na Capital Portuguesa, que coloca quase 3.000 pessoas no Urban Beach, regressa nesse ano à Madeira, exerce o Cargo de CEO da Sharing Foundation com a implementação de projectos em Portugal, Angola, Cabo Verde e Guiné Equatorial. Pelo meio espaços como a "Casa da Nini”.

Em 2017, torna-se co-fundador da Atlanticulture pretendendo unir o Atlântico que fala Português, colaborando e desenvolvendo acções com vários países da CPLP com o propósito de dar visibilidade a causas e temáticas através das indústrias criativas, desafiando as fronteiras das dinâmicas culturais, tanto na forma como no conteúdo, acabando por fundar a Associação das Indústrias Criativas do Atlântico.

O QUE PENSA QUEM COM ELE TRABALHOU?

PAULO RIBEIRO - DIRECTOR DO CANAL FASHION TV 

Já lá vão duas décadas desde que conheci o Sérgio  na Madeira, fizemos em 2005 um evento memorável da Fashion TV no Clube naval do Funchal com 5300 pessoas e com uma repercussão local e internacional enorme que marcaram inevitavelmente o rumo da Fashion TV em Portugal. A partir do seu profissionalismo e amizade fizemos com que mais eventos Fashion tv  Portugal acontecessem na Madeira, sempre com uma enorme qualidade e início do Luxury Assistente,, assistência de VIPS na Madeira, como nunca se tinha visto antes, os detalhes em cada evento foram aquilo que mais me impressionaram em todos estes anos no seu trabalho. Tanto foi que quando decidiu vir viver para o Continente, recrutei-o para um desafio também ele grande, a produção dos Fashion Awards Portugal e dos eventos Fashion TV em Portugal que marcar uma viragem nos eventos Premium em Portugal. A partir de ai desenvolvemos conceitos inovadores em Portugal como o F Vodka prive, que na época estavam ao nível do que de melhor se fazia em clubbing na Europa e lançamos juntamente com a Viborel o portfolio de bebidas da Fashion TV. Foram anos fantásticos de equipa, onde o seu profissionalismo deixou marca nos eventos Fashion tv Portugal e na sua dedicação a cada projeto. Ficarão para sempre as viagens juntos a cada distrito deste pais para desenvolver os eventos Fashion Tv e as nossas conversas sobre conceitos e estratégias, bem como claro, muitas conversas pessoais. Desejo-lhe o melhor, muitos anos de sucesso nos teus projetos atuais!! Até breve na Madeira, onde espero voltar em breve para conhecer mais daquilo que estás a fazer pela tua querida Madeira, que é muito “curta” em termos de mercado para o seu enorme talento e capacidade de concretização. Paulo Ribeiro

JOÃO CANADA - DJ INTERNACIONAL e PRODUTOR DE RÁDIO

"Parabéns Sérgio Nóbrega por 3 décadas de Criatividade Ímpar e Eventos sempre ao mais alto nível. Conheço o Sérgio Nóbrega desde os meus tempos da rádio com as várias Escolas da Região, na década de 90, onde o Sérgio já passeava a sua popularidade junto de uma camada juvenil e estudantil muito específica, culta, que procurava e frequentava eventos de Qualidade, adjetivo esse que é a marca mais reconhecida do percurso fantástico do Sérgio. Personagem de muitas qualidades, a empatia, o relacionamento humano, a sua habilidade em estabelecer "pontes" e convergências, as suas ideias (muitas inovadoras) a sua capacidade de execução, trabalho e mobilização, colocam-no a par dos eventos de grande prestígio que foi produzindo, em um nível de excelência. Primeiro, há 30 anos, com essa camada jovem estudantil, em bailes e festas por ele organizadas ou produzidas, onde conseguia com a maior das facilidades, até pelas suas amizades, entrar num círculo restrito, cuja definição que melhor encontro, sem minorar outros, diria de estudantes brilhantes e jovens influentes (hoje que muito se fala em "influencers")... O Sérgio conseguia mobilizados a todos! As suas festas eram muito procuradas, sempre muito bem frequentadas e promissoras, tão promissoras, que os anos seguintes foram demonstrativos desse "futuro brilhante" que todos nós dele, augurávamos. PARABÉNS Sérgio pelo teu percurso incrível! Tive o prazer de ter estado em algumas dessas festas, como DJ e gostaria de mencionar duas ou três delas, de nível nacional e internacional, como a "White Sensation" o Maior Evento do Mundo, que em Lisboa teve o cunho pessoal do Sérgio Nóbrega, enchendo literalmente o Pavilhão Atlântico. Outro enorme evento organizado em Lisboa pelo Sérgio Nóbrega e em que participei com muito orgulho como Mr. FANTASY, foi a inesquecível e glamorosa noite lisboeta "Fantasy Luxury Experience" envolvendo a sociedade e toda uma elite de artistas e modelos nacionais em Alcântara, no ano de 2012. Foi um marco muito importante na minha carreira e um evento de elite, do que melhor se fez em Portugal e totalmente organizado pelo Sérgio Nóbrega, onde apresentei um espetáculo ao vivo, com 4 CD Players, viajando celeremente por inúmeros "hits" que reconheço tremendamente difícil de executar ao vivo, mantendo a sala sempre a dançar, evento luxuriante e mágico, ainda hoje para mim, inesquecível e memorável... Muitos outros realizou o Sérgio Nóbrega, em várias áreas, sempre em altas rotações na Moda, no Design, no Espetáculo, nas Artes, na Cultura, muitas ideias originais do Sérgio, posteriormente copiados ou imitados, por outros. Ao pioneirismo e criatividade do Sérgio Nóbrega, alia-se toda uma moderna, ativa e bem estruturada forma de comunicar, nos cuidados preparatórios, na imagem, nos clips, na comunicação, no rigor e princípios que definem muito do seu sucesso, dito isto, qualquer evento organizado sob sua tutela, é garante de êxito. Uma vez mais, muitos Parabéns Sérgio, por todos os grandes eventos realizados e que venham mais 30 anos de Sucesso, Criatividade e Inovação".

FREDERICO FERNANDES - WIZE - ASSOCIATE DIRECTOR

Quem conhece a amizade e admiração pessoal que tenho pelo Sérgio, perceberá que não me é difícil falar sobre esta data especial, mas ainda jovem em termos de vida profissional.  Se é verdade que a admiração mútua sempre existiu desde a primeira reunião, o que me surpreendeu mais no nosso trabalho em conjunto foi a dedicação, a lealdade, criatividade e um pensamento disruptor que não tinha visto no meu percurso profissional. O seu espírito inovador sempre foi uma mais-valia, uma onda de frescura, em todos os projetos que trabalhamos, contribuído para o sucesso e exclusividade dos mesmos. Seria nos projetos mais difíceis, muitas vezes incompreendidos na sua conceção, mas logo louvados após a sua concretização, que a sua resiliência e dedicação vinha ao de cima, levando as nossas equipas e liderança a acreditar que seria possível entregar.  Guardo especialmente muitas memorias do seu lado humano, verdadeiro dínamo na solidificação e motivação de equipas, essencial para os complexos projetos que trabalhamos juntos. O Sérgio é ainda hoje uma inspiração para mim. Tenho a certeza que voltaremos a trabalhar juntos. Um abraço e um brinde a mais 30 anos de carreira!  Frederico Fernandes

BRUNO MELIM- Deputado na ALM e Presidente JSD

Num mundo dominado pela informação e Soundbytes, numa correria desenfreada contra o tempo, em que tudo é construído pela rama e a densidade das experiências é marginalizada, o Sérgio tem a capacidade de criar momentos únicos. Quem o conhece sabe que todos os dias investe muito do seu tempo em novos conhecimentos, experiências e culturas numa busca incessante de fazer da vida um momento único, diferenciado e inspirador. A capacidade que revela em saber “ler os momentos” e criar novas oportunidades é revelador, também, de um perfil empreendedor, nada averso ao risco, e de alguém que não se conforma com o quotidiano. Alguém que consegue marcar a área onde gravita, com uma simplicidade e humildade únicas, procurando o sucesso do coletivo em detrimento do brilho individual. Alguém que não tem problema em criar um palco, para que outros possam brilhar. “ A sua luta” na diversificação da oferta de entretenimento, no conhecimento e valorização da cultura, bem como seu olhar prospetivo pelas novas dinâmicas do mundo, conferem-lhe a serenidade, o tempo e o destreza de pensamento de quem não se prende ao enfadonho quotidiano a que as sociedades contemporâneas são “obrigadas” a viver. Sem dúvida uma inspiração para quem com ele lida de perto, mas um exemplo de superação às novas gerações de que independentemente dos sucessos ou insucessos pontuais de determinados projetos, o que deve nortear a nossa vida é a bondade das nossas intenções, mesmo que isso revele uma certa ingenuidade da nossa parte. É um exemplo de que o esforço e sacrifício da vida pessoal valem a pena, pois só quem vive para os seus sonhos consegue criar, construir um legado que efetivamente deixa o mundo melhor, numa missão carregada de voluntarismo, amizade e dedicação. Parabéns! Que venham mais 30 anos a marcar a Madeira, a lusofonia e o mundo. Bruno Melim

JOÃO MAGALHÃES , Empresário - Dono do Grupo BLISS Algarve  / MAIN Lisboa  

Vejo o Sérgio como um exemplo do Homem futurista, demarcado por um espírito crítico que não foge à tendência e usa-a como fonte de recriação e inovação. Relato alguns dos momentos que partilhei com ele e que deram origem a um dos meus maiores projetos, no qual estou grato pelas suas ideias e me terem traçado um caminho de sucesso. Algo que me possibilitou criar um gigante, chamado “BLISS”. Em suma, Metódico, Futurista, honesto, criativo e amante do trabalho. Um criador de tendências a quem o Entretenimento em Portugal muito deve." João Magalhães

LEONARDO FALCÃO TRIGOSO - Empresário / Dono do Grupo Ligações Portugal

Trabalhei com o Sergio Nóbrega como cliente e mais tarde como colaborador no meu Grupo Ligações Portugal. O Sérgio Nóbrega apareceu no mercado nacional de forma desconhecida, trabalhador, perspicaz e altamente estratega foi cumprindo etapas até chegar a Project Manager de um dos maiores eventos do mundo. A ele se deve grande parte de um enorme sucesso chamado “Sensation White”, aquela que foi para mim a maior festa de sempre e o maior evento Lifestyle que Portugal já assistiu. Conseguir esgotar o Pavilhão Atlântico dois anos consecutivos com bilhetes a variarem entre os 65€ e os 3.000€ é obra e só se conseguiu pela sua visão de comunicação e na arte que teve em percorrer o país com festas de divulgação e montras de roupa branca nalgumas das melhores lojas de Lisboa, ficando também marcada pela sua escolha nos embaixadores do evento, na escolha da sua conterrânea Nini Andrade Silva para conceber a melhor zona vip que portugal já assistiu e pela forma como comunicou uma festa na SIC batendo todos os recordes de audiências. Estávamos então em 2009 imagine-se e a partir daí Portugal nunca mais foi igual. Recordo-me a primeira reunião em que me apresentou a estratégia e partilhou comigo que queria fazer a apresentação no melhor restaurante de luxo na altura de lisboa, o Olivier Avenida, porque queria desconotar a festa do chamado “público e excessos da noite”, todos rimos e achamos uma loucura, mas foi provavelmente a chave do sucesso. A partir daí todos se quiseram associar ao evento e colocar o Sensation como “buzz word” em Portugal, durante meses sentíamos temos de la estar, se não estivermos é porque não existimos, é assim esgotou. Habituado a trabalhar com os recursos possíveis e não com aqueles que todos sonham ou merecia, foi sempre cumprindo etapas e objetivos e se continuasse em Portugal continental hoje seria seguramente um dos maiores estrategas do mercado do entretenimento em Portugal, por vezes pergunto-me o que seria dele se tivesse num mercado com maior dimensão, acho que até ele não tem noção do talento que tem. Trabalhar com o Sergio é enriquecedor, é abrir os horizontes e sonhar com novos projectos diariamente. Diria que uma montanha russa criativa e de novas ideias e projectos. A velocidade com que debita projectos é avassaladora. O Sergio revelou-se de facto uma autentica incubadora de ideias, e projectos, e o seu espirito criativo é estonteante. Homem trabalhador e de velocidade de raciocínio extenuante mas que por vezes o próprio mercado não corresponde por ele estar 10 anos à frente do seu tempo. Mantivemos ate hoje uma relação de amizade profunda mas separada pelo Atlantico, com muita pena minha. Tenho no Sergio um ex-colaborador de óptimos préstimos e um amigo. Gostava sinceramente que um dia ele regressasse à capital." Leonardo Trigoso