Produtos e Marcas

Empresa das 'Havaianas' com recorde no volume de vendas em 2021

None

A Alpargatas, detentora da marca Havaianas, referência mundial em calçado aberto, acaba de divulgar o relatório de resultados relativos ao 4Q21 e a todo o ano 2021.

O documento conclui que "o ritmo anual de receitas da empresa aumentou 3,5 vezes em relação a 2020 – resultados impulsionados pela Havaianas, que cresceu a uma taxa anual superior a 14% e registou recordes no volume de vendas atingido, chegando aos 260 milhões de pares", refere a marca.

O rendimento líquido da empresa registou uma subida histórica, de 5% (2012-2017) para 29% (2018-2021), ao mesmo tempo que a margem de rendimento líquido aumentou de 9% para 18%. As taxas de retorno também subiram consideravelmente e o ROCE (Return on Capital Employed) chegou aos 29% em 2021 – contrastando com valores de 12% em 2017. Além disso, o ROE (Return on Equity) aumentou de 16% para 23%, numa análise que considerou o mesmo período.

"Estes valores são o resultado de uma estratégia a longo prazo. Há três anos atrás, estabelecemos que a proposta de criação de valor para Alpargatas apostaria na força de marcas desejadas e completas, como é o caso da Havaianas. Neste curto período, já comprovámos a eficiência desta aposta, à medida que aceleramos o crescimento da marca e reestruturamos a nossa carteira de negócio" Beto Funari, CEO

O negócio da empresa expandiu-se recentemente, com a aquisição da Rothy's - uma marca inovadora de calçado fechado, que opera digitalmente e representa um elevado potencial de crescimento. A compra desta marca americana aumentou a presença da empresa nos mercados internacionais, nomeadamente nas categorias de calçado de alto crescimento e no canal direct to consumer.

Volume de Havaianas atinge recorde histórico

Em 2021, o volume de Havaianas atingiu o valor histórico de 260 milhões de pares – o que significa um aumento de 13% em relação ao ano anterior. A Havaianas Internacional atingiu igualmente o patamar histórico que totaliza 31 milhões de pares vendidos, num aumento de 38,8% em relação a 2020. A receita líquida de Havaianas no 4T21 subiu 7% em relação ao ano anterior, num total de R$1,1 mil milhões (208 milhões de dólares) - a base de comparação mais alta da história da empresa. Durante o ano inteiro, a receita líquida totalizou R$3,9 mil milhões (739 milhões de dólares), tendo crescido 25,7% em relação a 2020. Nos mercados internacionais, as receitas líquidas subiram em 41,5% - até um total de R$1,2 mil milhões (227 milhões de dólares). Alpargatas

A Alpargatas informa ainda que registou progressos nos quatro pilares estratégicos definidos pela empresa: a nível Global, Digital e em matéria de Inovação e Sustentabilidade.

A empresa faz uma previsão positiva para 2022: "Continuaremos o nosso ciclo de criação de valor a longo prazo, com especial foco na aceleração do crescimento em Havaianas e Rothy's", conclui Beto Funari.