Produtos e Marcas

Euromoney premeia Santander pelo seu apoio aos refugiados ucranianos

None

A Euromoney nomeou o Santander o “Melhor Banco em Responsabilidade Corporativa” da Europa Central e Oriental nos seus “Awards for Excellence 2022”, como reconhecimento à contribuição do banco na resposta humanitária à guerra na Ucrânia.

Desde o início da guerra, o Santander Polónia tem trabalhado com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para o desenvolvimento e implementação de um serviço de acesso a numerário para refugiados, que lhes permita reconstruir as suas vidas assim que chegam à Polónia. Durante os primeiros cinco meses de funcionamento, mais de 222.568 refugiados inscreveram-se para utilizar este sistema baseado na tecnologia de pagamentos BLIK.

Por outro lado, e em colaboração com as autoridades, o Banco ajudou várias centenas de refugiados a chegar a Espanha e Portugal. Atualmente, está a utilizar parte da sua sede em Boadilla del Monte (Madrid) como alojamento temporário para famílias ucranianas. Também o Santander Portugal, em parceria com a Paróquia do Campo Grande, fretou um avião à companhia aérea ucraniana Sky Up e trouxe 180 refugiados ucranianos da Polónia e que tinham laços familiares com Portugal.

O Banco suspendeu igualmente as comissões de contas e cartões para clientes ucranianos na Polónia e, além disso, autorizou a utilização gratuita de caixas automáticas e acesso contínuo a numerário. Em Portugal, o Banco isentou a comissão da conta de serviços mínimos bancários durante um período de 12 meses para cidadãos ucranianos que venham para Portugal e que abram uma conta no Santander Portugal, até final de 2022. Isentou ainda as comissões de transferências permitidas de/para a Ucrânia, até ao final do corrente ano.

Foi também disponibilizada uma linha telefónica de apoio ao cliente em ucraniano, cujo principal objetivo é apoiar as pessoas que não dominam a língua portuguesa, para que comuniquem com o Banco mais facilmente e possam explicar as suas necessidades.

Também a Fundação Santander Portugal lançou Bolsas para refugiados ucranianos poderem frequentar um curso de português na Universidade Aberta. Esta formação irá dotar os participantes de competências linguísticas fundamentais para comunicar e integrar a comunidade em que estão inseridos em Portugal tão rapidamente quanto possível.

O “Melhor Banco do mundo em Inclusão Financeira”

A Euromoney também premiou o Santander como “Melhor Banco do Mundo em Inclusão Financeira” pelo segundo ano consecutivo, em reconhecimento aos programas do Santander na América Latina, Europa e EUA para o empoderamento financeiro de particulares e empreendedores. 

O Santander é líder em microfinanciamento na América Latina e ajuda mais de um milhão de empreendedores por ano a criar ou fazer crescer o seu negócio, através dos programas Tuiio e Prospera.  O Banco também desenvolve vários programas, em todos os seus mercados, para ajudar pessoas e PMEs a melhorar o seu acesso ao financiamento e promover a educação financeira. 

Entre 2019 e 2021, o Santander empoderou financeiramente 7,5 milhões de pessoas e comprometeu-se a empoderar um total de 10 milhões de pessoas até 2025. Só em 2021, as iniciativas do Banco para apoiar a inclusão financeira chegaram a mais de três milhões de pessoas. 

O “Melhor Banco” da Europa Ocidental

O Santander também foi considerado o “Melhor Banco” na Europa Ocidental em reconhecimento ao apoio que a entidade continua a prestar aos seus clientes na região. A revista reconheceu o trabalho do Santander para apoiar o desenvolvimento de cerca de dois milhões de PMEs na Europa Ocidental com o prémio “Melhor Banco para PMEs” na região. Além disso, a Euromoney atribuiu ao Santander os seguintes galardões: “Melhor Banco” na Argentina, Chile e Uruguai e “Melhor Banco de Investimento” em Espanha.

As nossas equipas dedicam boa parte do seu tempo à melhoria do serviço aos nossos clientes e estou realmente feliz com estes reconhecimentos da Euromoney, que premeiam o esforço de todos. Além disso, este ano estou especialmente orgulhosa do trabalho que as nossas equipas estão a realizar para contribuir para a resposta humanitária à guerra na Ucrânia e que está a ajudar centenas de milhares de refugiados. Quero felicitar todos por um trabalho extraordinário e agradecer à Euromoney por esta distinção”.   Ana Botín, presidente do Banco Santander